Guia de qualidade

Grande (1)
Tantra Yoga
De Jornal Bem Estar Itapetininga
Aliar benefícios físicos e qualidade de vida é um dos objetivos do Yoga, assim como o Tantra Yoga, que entre os benefícios fisiológicos, podemos incluir o relaxamento e a tonificação do sistema nervoso, desintoxicação das articulações flexibilidade da coluna vertebral melhora da circulação e da respiração, entre outros. Porém, os benefícios vão além do corpo físico, pois é possível, reduzir drasticamente os níveis de estresse e ansiedade, combater a depressão, insônia e ainda retardar o processo de envelhecimento, isso porque toda a prática exerce efeito sutil sobre o sistema glandular, o que resulta na harmonização entre corpo e mente.

Tantra Yoga é um conhecimento prático milenar, cobrindo vários aspectos do desenvolvimento pessoal e social. Diz-se que é a raiz mais antiga dos yogas. Uma filosofia de abordagem holística da vida que continha diversos ramos como a literatura, a arte, a dança, a medicina e a meditação.

Uma aula de Tantra Yoga tem duração de 1 hora a 1 hora e meia e consiste em nove partes: saudação, tema, centramento, exercícios preparatórios, ásanas ou posturas de yoga, automassagem, relaxamento, meditação, fechamento. É uma prática bem completa em que os movimentos do corpo estão sempre sincronizados com a respiração profunda e pausas respiratórias. As aulas são elaboradas a partir de temas universais como a Simplicidade, o Amor, o Guerreiro ou a Paz.

As posturas de Yoga (ásanas) são selecionadas levando-se em consideração o perfil do praticante, de forma de que ele consiga executá-las sem dificuldade e assim se beneficiar do potencial da prática. O momento da automassagem é fundamental para que sejam produzidos hormônios de felicidade (ocitocinas) e o relaxamento permite que o corpo recupere o equilíbrio (homeostase), prevenindo ou ajudando a glândula pineal a produzir a melatonina, importantíssima no combate ao estresse e na sensação de bem-estar. Fica claro que Yoga não se equivale a uma ginástica para o corpo, visa algo mais.

Qualquer pessoa pode praticar Tantra Yoga. Alguns cuidados são necessários com mulheres grávidas no início da gestação e com pessoas hipertensas que não tomam medicamentos. Em geral, crianças adoram praticar Yoga e os idosos também, mas as aulas para amas as faixas etárias precisam ser adaptadas ao ritmo e limitações dos participantes.

Yoga é inclusivo, pode ser praticado por portadores de deficiências, sendo recomendado em muitos casos para reabilitação motora e neurológica.

Desde a primeira aula já se nota a diferença no corpo e no controle emocional. A prática regular tratá benefícios permanentes e profundos, incluindo saúde plena e desenvolvimento espiritual. Porém, alguns cuidados são necessários, pois a prática de Yoga é realmente muito poderosa e justamente por isso é preciso ter cuidado.

É fundamental que o praticante construa seu caráter, ou seja, tenha uma conduta ética no sentido de tornar-se uma pessoa melhor a cada dia. Importante desenvolver as virtudes do coração, o perdão, a compaixão pelas pessoas e pelos demais seres vivos, desenvolver o altruísmo e a vontade de fazer o bem. É por isso que o Yoga está, muitas vezes, associado ao culto da Paz, à tolerância religiosa, à proteção aos animais e à natureza e ao vegetarianismo.

AULAS: Toda sexta as 18h

INSTRUTORA: Géssica Gralhóz
Rua Venâncio Ayres, 415, Centro, Itapetininga, SP