Família

19/09/2016 09h00

Como se livrar do xixi na cama?

Um hábito que atrapalha o sono de toda a família e causa desconforto e constrangimento para a criança

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Xixi

Para ajudar os pequenos nessa fase desafiadora, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis!

Do desfralde até os cinco anos de idade é bastante comum que as crianças tenham acidentes e acabem molhando a cama durante a noite. Nessa fase, elas ainda não conseguem controlar a bexiga e, mesmo que já tenham perdido o hábito, podem regredir diante de algum desafio emocional que possam estar enfrentando.

Para ajudar os pequenos nessa fase desafiadora, separamos algumas dicas que podem ser bastante úteis!

 

7 dicas para ajudar seu filho a deixar de fazer xixi na cama

1. Evite líquidos durante a noite

Reduza a quantidade de líquidos após o jantar e não deixe água no quarto. Nesse período de adaptação, quanto menos líquido ingerido melhor. Caso seu filho tenha sede, ofereça uns dois goles de água antes de se deitar.

2. Crie o hábito do xixi antes de ir para a cama

Esvaziar a bexiga antes de dormir é um hábito que precisa ser adquirido desde cedo. Coloque o xixi na rotina noturna do seu filho, juntamente com a escovação dos dentes, o pijama e a historinha antes de dormir.

3. Nessa fase, evite que a criança durma fora de casa

Dormir fora de casa pode ser um desafio, ainda mais se a criança for um pouco mais velha. Caso aconteça algum acidente na casa de um coleguinha ou familiar, a criança pode não ser amparada corretamente, e até ficar traumatizada com os comentários ou tratamento recebido.

4. Não deixe a criança com medo ou com vergonha dos seus acidentes noturnos

Converse com seu filho sobre o que fazer caso perceba que fez xixi durante a noite. Ele deve ficar calmo, chamar os pais e ser amparado. Muitas crianças acordam assustadas ou com vergonha e têm crises de choro por causa disso. Assim que seu filho chamar por ajuda, levante-se imediatamente, enxugue-o, troque seu pijama e a roupa de cama. Ele voltará a dormir tranquilo e seco.

5. Coloque protetores na cama

Com acidentes frequentes, é comum que o xixi molhe o colchão, tornando o local propício para fungos e ácaros e deixando-o manchado e com um cheiro desagradável. Para impedir que isso aconteça, adquira um protetor impermeável para colchão do tamanho da criança. Assim, mesma que ela faça xixi na cama, sua cama ficará protegida.

6. Fique de olho caso seu filho volte a fazer xixi na cama após um longo período sem fazê-lo

Crianças podem voltar a fazer xixi na cama caso estejam passando por um período especialmente difícil. Mudança de casa ou na escola, separação dos pais, perda de um familiar ou de um pet e a chegada de um novo irmãozinho podem desencadear uma regressão. Xixi na cama em crianças mais velhas também pode indicar alguma questão emocional, como quando sofrem bullying na escola, se estão com medo ou passando por um estresse pós-traumático. É importante, portanto, levá-las a uma consulta com um pediatra e, caso necessário, com um psicólogo infantil. Xixi na cama também pode ser sintoma de alguns problemas de saúde, e só um médico pode fazer um diagnóstico correto.

7. Trate os acidentes com amor e carinho

Acolha e ampare seu filho e nunca brigue ou dê broncas, não importa a idade que ele tenha. Comentários como “você é velho demais para fazer xixi na cama” ou “você não tem mais idade para esse tipo de coisa” apenas deixam a criança mais fragilizada e assustada.

Você já teve que lidar com xixi na cama na sua casa? Como contornou a situação com o seu filho? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

X