Planeta

05/09/2016 10h00

Container, uma nova opção de construção sustentável

O uso de containers na construção civil está cada vez mais comum. Entenda melhor o que eles representam em termos de sustentabilidade.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Cont

O container é feito para durar até 100 anos, então, na construção pode estar em boas condições por aproximadamente 90 anos

Os containers são caixas de aço apropriadas para transportar cargas pelos oceanos. Os transportes marítimos tem uma vida útil que gira em torno de dez anos, o que seria um problema no momento do descarte. Porém, a partir dos anos 2000, os containers se tornaram uma opção de construção sustentável, já que podem ser usados para substituir as construções convencionais.

Vantagens da utilização de container

Os containers, quando utilizados como construções, costumam custar entre 20% a 30% menos do que uma casa tradicional. Além disso, levam aproximadamente três meses para ficarem prontos. Sem contar que um container acaba sendo uma opção de construção sustentável, por resolver o problema de descarte.

O container é feito para durar até 100 anos, então, na construção pode estar em boas condições por aproximadamente 90 anos. É uma excelente ideia para quem pretende levar sua casa para outros terrenos, pois pode ser desmontada e montada novamente em outro lugar.

Como foi feito para transporte de cargas no mar, um container tem capacidade de suportar intempéries e grande peso. Além disso, mantém a permeabilidade do terreno e na maioria das vezes não exige terraplenagem.

Container em construções

É costume utilizar containers como construções residenciais. Em países como Inglaterra, Japão e Holanda existem, inclusive, complexos habitacionais estudantis feitos inteiramente de containers.

Eles também podem ser utilizados para abrigar lojas, escritórios, academias, etc. O que vale é a imaginação dos construtores, sempre com criatividade e planejamento. Isso derruba o mito de que o uso de containers para construção é limitado devido ao seu tamanho e formato retangular.

Modelos de container

Existem dois modelos de container. O primeiro é o mais comum, feito com aço corten, material fortemente resistente à corrosão. Para abrigar pessoas, é necessário fazer um isolamento térmico e acústico.

O segundo modelo é o refeer, especialmente feito para transportar carga congelada. Ele custa o dobro do container tradicional, mas já possui isolamento.

Adaptações para habitação

Os containers, até então utilizados para transporte de cargas marítimas, podem ser adaptados para melhor servirem a população. Ou seja, para quem não gosta do aspecto visual ondulado, é possível usar revestimentos.

Também, há possibilidade de fazer aproveitamento da água da chuva e até um sistema de economia de energia. Por estes motivos, os containers são considerados uma boa opção de construção sustentável. Além disso, o uso dos containers reduz a quantidade de entulho, poupa o consumo de materiais e facilita a construção do telhado verde.

Cuidados com a utilização de containers

  • O terreno precisa ser grande o suficiente para acomodar um guindaste, que fará a manobra dos containers;
  • A instalação das caixas de aço requer mão de obra especializada, especialmente para o corte das esquadrias;
  • É preciso fazer isolamento térmico e acústico, já que o aço é um bom condutor de calor e um péssimo isolante acústico;
  • Exige legislação adequada;
  • O financiamento da construção pode ser um pouco difícil de obter;
  • Pode haver vestígios de resíduos contaminantes, dependendo da carga transportada no passado;
  • Os solventes utilizados para pintar os containers em sua fabricação podem ser prejudiciais à saúde;
  • É preciso tratar o container antes de sua utilização, pois o aço pode conter ferrugem.

São necessários alguns cuidados no uso do container para a construção de residência ou estabelecimento comercial. mas trata-se de uma boa opção, pela praticidade, bem como pelo aval de arquitetos preocupados com a sustentabilidade.

UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS NO BRASIL

Em nosso país, a utilização de containers para habitação já é uma realidade, apesar de ainda ser um negócio um pouco tímido. O arquiteto Danilo Corbas foi um dos pioneiros a projetar casas feitas com container no Brasil, em 2011. Sua residência foi feita desta forma e possui 196 m2. Para fazê-la, foram necessários quatro containers, material distribuído por dois pavimentos.

A edição de 2013 da exposição Casa Foz Design trouxe uma residência que contém 32 ambientes, todos eles feitos de container. Esta construção feita na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, precisou de 15 containers.

X