Beleza

22/06/2016 09h00

Proteja sua pele das agressões do inverno

As baixas temperaturas tendem a danificar a pele tanto de adultos quanto de crianças. Descubra como protege-la no inverno e evite os danos que a estação pode causar.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Peles

Seguindo todas essas dicas, você consegue proteger a sua pele das agressões sofridas no inverno e mante-la bonita e saudável durante todo o ano.

Cuidar da pele é fundamental. Contudo, entre os meses de junho e de setembro a precaução deve ser maior, devido às constantes exposições à água quente, frio e vento. Saiba como proteger a pele no inverno e mantenha- a saudável o ano todo.

Hidrate-se

No verão, as pessoas costumam beber bastante líquido para reporem suor e se refrescarem. Mas, nos dias mais frios, acabam se esquecendo de hidratar seu corpo. Acontece que nosso corpo necessita de pelo menos dois litros de água por dia durante as quatro estações do ano, independentemente da temperatura externa.

Assim, a pele fica bonita, hidratada e com aspecto sedoso. Quando nosso organismo funciona bem, isso reflete de dentro para fora.

Tome banhos rápidos

O costume de tomar banhos demorados e muito quentes precisa ser evitado para proteger a pele no inverno. A prática provoca ressecamento por remover a camada de proteção que nossa derme possui. O ideal é a água morna, mas, caso esteja muito frio, o ideal é não prolongar seu banho por vários minutos em temperatura máxima de calor.

Cuidado com a bucha

As pessoas adoram usar bucha para esfoliar a pele e limpá-la ao máximo. Por isso, não hesitam em esfregar o objeto em si com força. Porém, essa é uma atitude que pode remover aquela camada protetora da pele que mencionamos acima. O mesmo vale para produtos esfoliantes: podem ser usados, mas com moderação.

Atenção ao sabonete

Para proteger a pele no inverno, dê atenção ao sabonete escolhido. Nossa dica é adquirir produtos para peles suaves, preterindo aqueles comuns. Os sabonetes com pH neutro, mais próximo da pele, também são recomendados porque removem a sujeira, mas deixam a capa protetora intacta.

Use cremes hidratantes

Se você já possui o hábito de usar hidratantes na sua pele, parabéns. Esses produtos são fundamentais para evitar ressecamento, rachaduras e sensibilidade, sendo recomendados para uso após o banho. Essa precaução é imprescindível porque a água quente abre os poros da pele.

Homens e mulheres devem usar hidratante, mas os produtos são específicos para cada tipo de pele e sexo. Os masculinos são menos oleosos e não deixam a pele pegajosa.

Hidrate seus lábios

Os lábios são uma região muito sensível, que pode se queimar, ressecar e até rachar facilmente com a exposição ao frio. Para mantê-los sempre bonitos, hidrate-os com batom, manteiga de cacau (produto unissex) ou hidratantes específicos para a área. Se você costuma andar de moto, bicicleta ou a pé com frequência, atente-se a essa proteção.

Prefira peças leves

A pele precisa respirar independentemente da estação. No verão é muito fácil, pois usamos roupas leves, mas nos dias frios procuramos nos aquecer com casacos pesados, feitos com tecidos sintéticos.

A dica para essa situação é usar roupas feitas com texturas naturais, especialmente algodão. Prefira usar várias peças leves, assim você pode retirá-las durante o dia, se necessário, ao invés de usar apenas uma camiseta e um casaco grosso.

Use condicionador

As dicas são para proteger a pele no inverno, mas estendem-se também para o couro cabeludo. As mulheres normalmente usam condicionador após enxaguar o shampoo. Com os homens nem sempre é assim, inclusive alguns usam qualquer produto para lavar seus cabelos. É importante mudar essa prática, especialmente se usam boné constantemente.

Chapéus, bonés, gorros, boinas, etc. são acessórios que podem prejudicar o couro cabeludo. Portanto, no inverno, os cabelos precisam ser lavados com cuidado, incluindo o uso de condicionador. Se preferir, você pode usar produtos sem enxágue, até com filtro solar.

Cuidado com a caspa

No inverno, devido aos acessórios mencionados acima, aumenta bastante a incidência de caspa e seborreia. Isso se deve especialmente ao uso de água muito quente em banhos demorados.

Para resolver o problema, recomendamos o uso de shampoo específico para caspa. Se o caso for mais grave, é preciso procurar um dermatologista.

Seguindo todas essas dicas, você consegue proteger a sua pele das agressões sofridas no inverno e mante- la bonita e saudável durante todo o ano.

X