Família

13/06/2016 09h00

10 livros infantis fundamentais

Os livros são ferramentas centrais para trabalhar conceitos importantes como cidadania e diversidade.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Livrosa

Confira a lista especial que preparamos para você e apresente um novo mundo para os seus filhos!

Cidadania e respeito são conceitos que se ensina desde cedo. E nada melhor do que usar a literatura infantil para discutir com as crianças assuntos tão importantes da modernidade como gênero, pluralidade religiosa, inclusão social e orientação sexual. Confira a lista especial que preparamos para você e apresente um novo mundo para os seus filhos!

1. As mulheres e os homens – Boitatá, Boitempo Editorial

Luci Gutiérrez aborda de forma divertida questões de gênero a partir do conceito de igualdade e respeito à pluralidade. O livro faz parte da coleção Livros para o Amanhã do Boitatá, selo infantil da Boitempo Editorial.

2. O que são classes sociais? – Boitatá, Boitempo Editorial

A partir de elaboração de perguntas simples, como: “Por que uns têm mais do que outros?”, “Por que uns mandam mais do que outros?”, “Por que uns vão para a universidade e outros param de estudar para trabalhar?”, Joan Negrescolor explica de forma simples e didática a dinâmica das relações sociais no mundo moderno.

3. Era Uma Vez Um Conto de Fadas Inclusivo – Editora Escritos

Coleção de 11 livros inspirados nos contos de fadas tradicionais, mas com uma releitura dos personagens principais com alguma deficiência ou condição especial. Criada pelo artista plástico Leandro Selister e pelo fisioterapeuta Cristiano Refosco, podemos encontrar na coleção a história da Cinderela Sem Pé e do João Sem Braços e o Pé de Feijão.

4. Omo-Oba-Histórias de Princesas – Mazza Edições

Com texto de Kiusam de Oliveira e ilustrações de Josias Marinho, o livro traz diversos contos e mitos africanos da tradição ketu que falam sobre o ser feminino. Dividido em seis mitos, relata as histórias de Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá.

5. Olívia Tem Dois Papais – Companhia das Letrinhas

Márcia Leite conta a história de Olívia, uma menina filha de um casal homoafetivo, seu relacionamento familiar e as diferenças de personalidade dos seus dois pais.

5. Um outro país para Azzi – Pulo do Gato

O livro de Sarah Garland conta a história de uma família refugiada do Oriente Médio que precisa ir em busca de um outro lugar para viver quando a guerra começa.

6. Malala: a menina que queria ir para a escola – Companhia das Letrinhas

Adriana Carranca escreveu o primeiro livro infantil que conta a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina.

7. A Princesa e a Costureira – Metanoia Editora

Um livro muito especial criado por Janaína Leslão. Conta a história de uma princesa negra que se apaixona pela costureira que está preparando o seu vestido para o casamento com um príncipe. A escritora Janaína Leslão é psicóloga formada pela Unesp, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia, SP, e militante das causas feministas e dos LGBTs.

8. Sundjata o leão do Mali – Companhia das Letrinhas

O livro de Will Eisner conta uma lenda muito famosa na África vinda da região do Mali em formato de gibi. Um livro com muita aventura e ação, e até super-heróis!

9. Meus Contos Africanos – Martins Fontes

Esse livro da Martins Fontes reúne uma seleção de contos africanos feita por ninguém menos que Nelson Mandela. O livro é ideal para ser trabalhado em sala de aula e pode ser usado como gancho para as aulas de história da África do Sul e o Apartheid.

10. Meu Amigo Down

A Coletânea inclui três livros, cada um contando uma história: Meu Amigo Down em casa, Meu Amigo Down na rua e Meu Amigo Down na escola. Em cada livro, a autora Claudia Werneck narra a percepção de um menino que tem um amigo com Síndrome de Down. A coleção é recomendada por importantes organizações mundiais, como a UNICEF e a UNESCO.

Você recomendaria algum livro que ficou faltando na nossa lista? Compartilhe conosco nos comentários!

X