Planeta

23/05/2016 10h00

Por um mundo mais sustentável

Biogás, a energia que poderá substituir o petróleo?

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Eco jun adobestock 19453768

O biogás é uma fonte de energia sustentável e invisível

Com a consciência de que a era do petróleo entrará em breve em forte declínio, procuram-se fontes de energias alternativas. Energia solar e eólica tem se expandido rapidamente por todo o mundo como uma boa opção, mas ainda assim insuficientes para cobrir nossa absurda demanda. Uma outra possibilidade que também tem sido implantada e discutida é o biogás, uma forma de energia sustentável e invisível, que poderá até mesmo predominar no planeta, se for escolhida como matriz energética principal. Saiba mais a seguir.

Ciclo de energias

As primeiras fontes de energia foram sólidas, utilizando-se madeira para produzir vapor. Em seguida vieram as soluções líquidas, ou seja, a utilização do petróleo. Em breve, o ciclo de energia poderá será o gás, ou melhor, o biogás. Essa é uma fonte de energia renovável produzida a partir de efluentes industriais, dejetos animais e resíduos sólidos. Ou seja, a matéria-prima do biogás pode ser resíduos florestais, de madeira, ou agrícolas; esterco de animais e óleos vegetais.

biogás é um gás produzido pela quebra de matéria orgânica sem utilização de oxigênio. Normalmente é uma mistura de gás metano, gás carbônico, pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade.

Ele ocorre em qualquer local submerso onde não haja presença de oxigênio.

Não confunda com gás de xisto, que virou vilão ambiental

Impulsionado pela revolução econômica que promoveu nos EUA nos últimos anos, o gás de xisto foi alçado à posição de nova promessa na geração de energia. Mas os preocupantes impactos ambientais rapidamente mudaram sua reputação. Além de gerar resíduos tóxicos e ameaçar reservas subterrâneas de água, estudos recentes tem inclusive associado a sua extração a tremores de terra. O processo de extração, chamado de fraturamento hidráulico (fracking, em inglês), usa grandes quantidades de água - a estimativa é que um poço use 15 milhões de litros de água, e a metade retorne à superfície contaminada por produtos químicos.

Gás sustentável e invisível

Já o biogás é uma fonte de energia sustentável e invisível. O método de distribuição ideal seria a produção no mesmo local de consumo e o excedente integrando o processo de distribuição geral. Isso envolveria principalmente a atividade agropecuária – até já funciona em pequena escala. Para que os obstáculos sejam superados, aumentando a utilização do biogás, é necessário estabelecer regulamentações gerais, mudar as práticas do mercado atual de petróleo e combater a resistência cultural sobre esse tipo de energia.

Estabelecimento da agroenergia

Se os objetivos forem atingidos, a produção de biogás levará à expansão da atividade agropecuária. Assim, o setor aumentará a geração de emprego e renda, dando origem a uma nova modalidade econômica: a agroenergia.

Essa possibilidade é bastante real no Brasil, especialmente por causa de sua biodiversidade, fator essencial para o estabelecimento da prática. O clima também é ótimo, pois as temperaturas tropicais favorecem a produção do biogás. Sendo assim, é possível produzi-lo constante e permanentemente.

Somos carentes de energia

É fato, nós precisamos de muita energia para sobreviver, especialmente devido ao consumismo desenfreado que caracteriza nossa civilização atual. Portanto, com o declínio do petróleo, necessitamos de uma fonte nova de energia. A solução pode ser o biogás, uma energia sustentável e invisível, leve e eficiente.

Além disso, utilizar biogás pode ser uma boa ideia também para aproveitar os gases dos aterros sanitários e dos dejetos de esgotos.

Em tese, o biogás é uma das fontes mais sustentáveis de energia, mas é preciso que mais estudos comprovem a segurança de seu uso em larga escala.

 

X