Família

16/05/2016 09h00

Dormindo no chão com estilo

Os quartos montessorianos são cada vez mais utilizados por pais que se preocupam com a liberdade e o aprendizado dos filhos. E educadores e psicopedagogos aprovam!

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Quarto montessoriano casinha cama 2

Mais do que um ambiente estimulante, a ideia por trás do Método é incentivar as crianças a construírem a sua própria autonomia

Esse estilo de organização e decoração de quarto de crianças não é apenas estético, mas faz parte de uma metodologia de ensino e aprendizagem muito mais ampla, chamada de Método Montessori. Criado em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessor, o método tem o objetivo de possibilitar a busca direta e pessoal pelo aprendizado.

O que são os quartos montessorianos?

O quartos montessorianos são, na verdade, a aplicação prática de diversos conceitos do método da educadora italiana, que acreditava que os quartos infantis deveriam ser ambientes criativos e que ajudassem os pequenos a se desenvolver e se expressar de forma espontânea e saudável.

Mais do que um ambiente estimulante, a ideia por trás do Método é incentivar as crianças a construírem a sua própria autonomia, explorando o ambiente sozinhas, em um processo natural de desenvolvimento.

Os princípios que regem essa metodologia são:

  • Proporcionar diferentes atividades e experiências sensoriais;
  • Incentivar a criança a interagir com o ambiente de forma espontânea;
  • Possibilitar liberdade de movimento;
  • Incentivar a tomada de decisão e a autonomia;
  • Acolher as necessidades específicas de cada criança e respeitar seu ritmo individual.

Como montar quartos montessorianos?

Para que isso seja possível, os quartos precisam ser pensados segundo a óptica das crianças, e não a dos adultos ou dos pais. Veja como:

1. Monte a cama no chão

Mesmo para bebês e crianças pequenas, o berço deve ser substituído por um colchão no chão, bem confortável e quentinho, ou uma cama bem baixa. Dessa forma, eles podem ter independência para deitarem e se levantarem quando quiserem.

Lembre-se de colocar um tapete em baixo do colchão, separando-o da umidade e do frio do chão, e forre em volta da caminha com mantas e colchonetes para que a criança possa rolar sem se machucar.

2. Dê autonomia para a criança organizar suas próprias coisas

Os brinquedos devem ser organizados sempre pela criança, com o suporte dos pais, claro. Dessa forma, ela conseguirá escolher quais são os seus objetos favoritos, deixando-os perto de onde gosta de brincar para ter acesso a eles sempre que quiser.

Além disso, essa é uma excelente forma de exercitar, desde cedo, a autonomia para que a criança se sinta responsável pelas suas coisas. Um exemplo simples de como fazer isso é colocar um porta-casacos na altura da criança para que ela possa guardar suas roupas assim que chegar.

3. Deixe tudo ao alcance da criança

Todos os móveis devem estar ao alcance da criança e, de preferência, devem ser miniaturas do seu tamanho. Isso vale tanto para mesinhas com cadeiras, como para bancos, prateleiras de brinquedos, caixas para guardar objetos etc.

4. Crie uma decoração simples e lúdica

Um espaço amplo e com poucos objetos cria um ambiente ideal para a criança brincar livremente. Estabeleça um rodízio de seus brinquedos, para que ela não os perca na confusão de objetos e mantenha tudo sempre organizado. Para guardar os brinquedos, é possível utilizar caixas transparentes e etiquetadas. Se a criança for maior, pode fazer as etiquetas ela mesma, mesmo que só com desenhos. Toda a decoração do quarto deve remeter ao lúdico e ao ato de brincar.

5. Instale um espelho em uma das paredes do quarto

O espelho é um dos elementos clássicos dos quartos montessorianos. É por meio dele que a criança, desde pequena, passa se ver e tomar consciência de quem é. Para bebês, o ideal é um espelho na horizontal, e para crianças maiores, um na vertical.

6. Monte o cantinho da leitura

O contato desde cedo com livro é muito benéfico para crianças, mesmo que elas ainda não tenham sido alfabetizadas. Monte um cantinho da leitura com livros de diferentes temas e deixe-os à disposição para que a criança pegue quando e quantos quiser.

7. Cuide da segurança

Para um ambiente onde as crianças possam se movimentar livremente, a segurança é essencial. O quarto deve ser livre de objetos pontiagudos e quinas, e as tomadas devem ser protegidas.

Quais elementos dos quartos montessorianos você gostaria de utilizar em sua casa?

X