Beleza

25/04/2016 08h00

Cabelos fortes e brilhantes naturalmente

Chás naturais são excelentes aliados no tratamento e fortalecimento dos fios

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Chas naturais

O uso de chás para tratamentos de cabelo tem se tornado um sucesso

Movimentos como o no poo e low poo estão ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, reacendendo o debate sobre o uso exagerado de substâncias químicas prejudiciais à saúde em nossos produtos de cuidados pessoais e beleza. Com esses movimentos, vem crescendo também o resgate de sabedorias antigas, do tempo de nossas bisavós, de como cuidar de nossa saúde e bem-estar com o uso de elementos naturais que estão ao nosso redor.

E, entre a turma que aplica esses conhecimentos aos cuidados com os cabelos, o uso dos chás para tratamentos tem se tornado um sucesso! No artigo de hoje, você vai conhecer os principais chás que podem ser aplicados e quais os benefícios de casa um. Acompanhe:

1. Chás de jaborandi e de bétula para crescimento e força

Esses dois chás são incríveis aliados no tratamento da queda de cabelo e quando necessitamos de uma ajudinha no fortalecimento capilar. Isso porque ambas as plantas possuem um princípio ativo chamado pilocarpina, que estimula a circulação. Quando aplicados no cabelo, essa substância age diretamente no couro cabeludo, melhorando a sua saúde e acelerando o crescimento dos fios.

2. Chá de camomila para iluminar os fios claros

A indústria farmacêutica já utiliza faz tempo os compostos de camomila para produtos capilares e shampoos. No entanto, parte da propaganda empregada é um pouco enganosa! Diferentemente do que é falado, a camomila é capaz sim de clarear e iluminar os fios, mas pouco pode fazer por mulheres de cabelos castanhos e pretos que desejam se tornar loiras. Isso porque a camomila possui duas substâncias especiais: apigenina, que é um pigmento amarelo natural, e o azuleno, que neutraliza a coloração amarela. Isso significa que, para pessoas de cabelos castanhos claros e loiros, a camomila atua como um iluminador natural, chegando até, após uso prolongado, a clarear alguns tons.

3. Chás de alecrim e carqueja

Os chás de alecrim e carqueja podem ser utilizados como remédios naturais contra a caspa, pois ambas as plantas possuem propriedades antifúngicas e antissépticas, auxiliando na higienização e saúde do couro cabeludo, e eliminando eventuais microrganismos, como fungos e bactérias.

Além disso, os chás de alecrim e carqueja são ótimos para dar brilho e iluminar cabelos escuros. E o alecrim é milagroso contra a oleosidade do couro cabeludo.

4. Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia é um excelente agente para tratar cabelos volumosos, secos, ressecados e com frizz. O cravo possui propriedades emolientes, amaciantes e hidratantes e, por isso, seu óleo também é tão utilizado em produtos para a pele.

Como aplicar os chás nos cabelos?

Existem duas formas muitos eficientes de aplicar o chá nos cabelos após esfriarem e estarem mornos, confira:

Na hora de enxaguar

Lave o seu cabelo normalmente com o seu shampoo de preferência. Após tirar o produto, enxague os fios abundantemente com o chá escolhido. Deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos. Volte para o chuveiro, retire o chá e finalize com o condicionador.

Como finalizador

Coloque o chá de sua escolha em um borrifador. Após lavar o cabelo normalmente, borrife o chá no comprimento dos fios e finalize com o leave in de sua preferência.

Dica extra

Diferente do que muita gente pensa, a aplicação de tratamentos, sejam naturais como os chás, ou industrializados como as máscaras capilares, são potencializadas quando feitas após o shampoo e antes do condicionador. Isso porque a função do shampoo é abrir as cutículas dos cabelos para que os sais e o detergente presentes em sua fórmula tirem a sujeira e a oleosidade existente. O condicionador viria depois para selar as cutículas dos fios com o seu baixo pH. Por isso, a melhor forma do seu cabelo absorver os nutrientes e substâncias saudáveis dos chás é se eles forem aplicados antes do condicionador.

O portal Nosso Bem Estar está recheado de soluções naturais para a sua saúde. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas publicações!

X