Saúde Integral

26/01/2016 12h03

Controlando a hipertensão

Alguns alimentos são essenciais para estabelecer um bom controle da doença

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Alimentacao saudavel 01 (1)

Alguns alimentos são essenciais para estabelecer um bom controle da hipertensão

Somos o que comemos e a nossa saúde depende da qualidade da nossa alimentação. A hipertensão atinge 25% da população brasileira segundo dados da Organização Mundial da Saúde e essa porcentagem dobra entre as pessoas obesas. Por isso, é essencial comer bem para ter uma boa saúde. Além de escolher alimentos saudáveis, é preciso saber quais aqueles que você deve incorporar a sua dieta para lutar contra a hipertensão de forma natural. Quer descobrir quais são? Acompanhe.

Aveia

A aveia auxilia no emagrecimento e retarda o envelhecimento gástrico, controlando a saciedade. Dessa forma, ela regula os níveis de glicose sanguínea, ajudando na manutenção da pressão sanguínea.

Amêndoas

Devido às porções de magnésio presentes nas amêndoas, ela funciona como dilatador dos vasos. Com a sua ingestão, além de facilitar a circulação sanguínea, também é possível retardar o envelhecimento e complicações cardíacas.

Sardinha

A sardinha, assim como o salmão e o atum, são alimentos ricos em ômega 3. Há pesquisas científicas que revelam que a ingestão dessa substância diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e também aumenta a sua dilatação.

Uso de temperos

Quem não gosta de uma comida bem temperadinha? E um bom tempero não passa imprescindivelmente pelo uso do sal. Temperos naturais como salsa, coentro, alecrim, manjericão e louro são ótimos para adicionar à comida. Com o uso deles, a quantidade de sal necessária diminui, e dessa forma, também o sódio ingerido. Os temperos fresquinhos, colhidos da horta são os melhores nessa situação. O melhor a fazer é evitar temperos industrializados, pelo mesmo motivo que se deve evitar o sal.

Alho

O alho, além de dar um tempero especial à comida, é rico em vitamina c, contém poder antioxidante e diminui os radicais livres. Essas propriedades fazem com que as pessoas que comem alho com frequência envelheçam mais tardiamente.

Cereais integrais

Esses alimentos reduzem as chances de ter diabetes, previnem o câncer e ajudam a manter o peso, um dos principais inimigos da hipertensão. Além disso, contêm uma grande quantidade de magnésio, que dilata os vasos sanguíneos.

Abacate

O Abacate é rico em potássio. Ao contrário do sódio, que faz com que o corpo retenha líquidos, o potássio favorece a eliminação de líquidos.

Leite

O leite é uma das principais fontes de cálcio, que auxilia a diminuir a pressão arterial, pois estimula a eliminação do sódio. A vantagem do leite é que, mesmo em pequenas porções, é possível que se tenha um resultado significativo.

Soja

A isoflavona, substância presente na soja, além de dilatar os vasos, evita que a glicose forme placas na camada interna dos vasos.

Com essas dicas é possível mudar um pouco o seu cardápio do dia a dia e adotar uma alimentação mais saudável, que também pode lhe ajudar a controlar a hipertensão. A boa alimentação deve ser aplicada na sua rotina em conjunto com exercícios físicos, dessa forma, a qualidade de vida é garantida.

Gostou dessa publicação? Conte para nós qual o alimento você incluirá na sua dieta. Continue lendo e aprendendo no nosso portal!

X