Bem-estar

14/12/2015 15h56

O poder do sol na qualidade de vida

Confira os efeitos da boa exposição para cada parte do corpo

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Sol

O sol auxilia o funcionamento de várias funções do nosso corpo.

Dias ensolarados dão mais disposição, certo? E quem não gosta da sensação de sol no rosto?  O sol auxilia o funcionamento de várias funções do nosso corpo. Desde a pele até os órgãos internos, tudo está relacionado à quantidade de luz solar absorvida pelo corpo. Ainda está em dúvida do bem que o sol pode fazer? Confira os efeitos para cada parte do corpo.

Pele

Com o sol, os vasos mais superficiais se dilatam, o que provoca uma maior circulação sanguínea. Estimula-se a produção de melanina, que proporciona o bronzeado da pele, ao mesmo tempo que a fortalece e protege contra a radiação solar. Além disso, a luz solar tem ação bactericida na pele, pois é capaz de eliminar diversos microrganismos, auxiliando também na cicatrização de pequenas feridas.

Ossos

A luz solar ajuda na formação da vitamina D nas células da pele. Quando ocorre uma maior produção dessa vitamina, há uma maior assimilação do cálcio ingerido, o que contribui para a formação e a manutenção da saúde dos ossos. A maior parte da vitamina D que o corpo humano necessita é proveniente da luz solar e a outra pequena parte vem dos alimentos.

Músculos

Com a dilatação dos vasos e a melhora na irrigação sanguínea, ocorre um maior estímulo aos processos bioquímicos que produzem energia. Com isso, há um maior desenvolvimento do tônus muscular.

Metabolismo

O sol estimula a produção de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. É possível também perceber a diminuição dos níveis de glicose do sangue, e isso torna a exposição ao sol muito importante para os diabéticos.

Respiração

A exposição ao sol estimula o sistema nervoso simpático, eleva a pressão arterial, a respiração e o consumo de oxigênio quando a pele ainda está sem muita melanina. Com o bronzeamento, ocorre a diminuição do pulso, da pressão e do metabolismo.

Sistema nervoso

O sol estimula as terminações nervosas da pele proporcionando uma sensação de bem-estar. É por isso que muitas pessoas se sentem bem depois de uma caminhada pela manhã.

Como aproveitar melhor a luz solar?

Muitas pessoas ficam presas no escritório até o sol se pôr e raramente aproveitam a luz do dia. Mas a luz solar é importante para o funcionamento de várias partes do corpo humano e, por isso, é necessário que se reserve um tempo para tomar sol. Confira algumas dicas para melhorar a sua saúde e seu bem-estar:

  • Abra as janelas da casa nos dias ensolarados;
  • Caminhe todos os dias ao ar livre, mesmo que seja uma pequena caminhada até o supermercado;
  • Tome um banho de sol de pelo menos 20 minutos antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde, sempre que possível;
  • Caso não seja possível se expor à luz solar nas horas indicadas, tome um pouco de sol no horário de almoço;
  • Prefira exercícios ao ar livre a exercícios dentro de academias.

Com todos esses benefícios, não deixe de aproveitar um tempo absorvendo a luz solar. Mas cuidado com exageros, sol em excesso pode queimar a pele e provocar envelhecimento precoce. Tomando os cuidados certos, não há motivos para evitar o sol!

Continue aprendendo como melhorar a sua qualidade de vida acompanhando nosso portal.

 

 

X