Crescimento pessoal

13/10/2015 12h00

7 dicas para você aproveitar melhor os estudos

Ter a concentração e a organização necessárias para estudar nem sempre é fácil. Com tantas distrações é preciso encontrar a maneira correta de aproveitar bem os seus estudos.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Ct estudar

Ter a concentração e a organização necessárias para estudar nem sempre é fácil. Com tantas distrações é preciso encontrar a maneira correta de aproveitar bem os seus estudos.

Vivemos em um mundo repleto de distrações. Smartphones recheados de aplicativos que não param de emitir mensagens o dia inteiro e novos e-mails chegando e abarrotando as caixas de entrada são apenas alguns exemplos de distrações que ocorrem de forma natural durante o dia, inclusive nos estudos.

Com uma certa quantidade de matérias para ser estudada, fica difícil se organizar e concentrar. Se você é estudante escolar, universitário ou então é concurseiro, confira a seguir algumas dicas que certamente irão lhe ajudar a tirar boas notas, fixar conteúdo e, quem sabe, ser aprovado naquele temido concurso.

Prepare um ambiente ideal

Possuir um local de estudo é algo muito importante. Um quarto sem barulho, arejado e com bastante claridade é um local ideal para você focar nos estudos sem ser incomodado.

Ensine o que está aprendendo

Assim que terminar de estudar determinado conteúdo, encontre alguém para quem você possa ensinar o que você acabou de aprender. Esse exercício fortalecerá a organização de todo conteúdo recém adquirido. Cinco minutos explicando um conteúdo tem o mesmo efeito que passar 1 hora o estudando.

Organize suas facilidades e dificuldades

Existem pessoas que adoram matemática e cálculos, assim como há quem prefira história e geografia. Saber em quais áreas você tem facilidade é muito importante para se organizar no momento de estudo. Dessa forma, você começa pelo que tem mais dificuldade, pois estará mais descansado e consequentemente mais suscetível a absorver esse conteúdo. Se você deixar o mais difícil para o final dos estudos, certamente estará mais cansado e indisposto a enfrentar um assunto do qual não gosta.

Após estudar determinado assunto, redija-o

Sempre que estudar determinado assunto, tente redigi-lo em algum lugar, como no word ou então no caderno. Isso te força a lembrar do assunto de maneira natural, e redigindo o que você escreveu as chances de fixação são ainda maiores.

Não decore, compreenda

Decorar é o método mais furado de estudo que existe, pois no primeiro momento de nervosismo as chances de você ter o famoso “branco” são grandes. Dessa forma, evite decorar e quando estiver estudando determinado assunto, tente compreende-lo, ligue informações, preste atenção. Entender o assunto, o tornará fácil de ser lembrado, uma vez que você já conhece o conteúdo e basta apenas um pouco de concentração para que ele venha à tona.

Cansou? Não force a barra

Não é necessário se matar de estudar sempre. Há dias em que o estudo não flui, a cabeça trava e nada sai do lugar, isso é algo comum e acontece com frequência. Não pense que você é um derrotado por isso. Tire o dia para ler algo que lhe interessa, pratique uma atividade física: é melhor não estudar do que estudar sem atenção alguma.

Prefira qualidade, não quantidade

Existem pessoas que se gabam e soltam frases do tipo “estudei 10 horas ontem”. Imagine só a qualidade de estudos que essa pessoa teve. Foque sempre em qualidade e não em quantidade. De nada adianta você sentar para estudar história, por exemplo, e ler por horas a fio sem que haja qualquer tipo de absorção. Um bom estudo é aquele qualitativo, que você absorve e aprende o que está estudando, e não o quantitativo, quando se estuda muito tempo, porém nada é absorvido.

Levar uma vida de estudos não é tarefa fácil, é necessário determinação, foco, disciplina e o mais importante: vontade de aprender. As dicas dadas certamente facilitarão sua rotina de estudos. Basta segui-las que as chances de sucesso em obter seus objetivos serão aumentadas.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários, mãos à obra e bons estudos.

 

X