Planeta

07/07/2015 08h02

Sociedade do automóvel: um modelo insustentável

Com mais de 1 bilhão de veículos, planeta precisa de outro modelo de transporte

Por Nações Unidas

VvoeVale/IStock/NBE
Istock 000062632064medium

Uso irracional do automóvel sufoca metrópoles do mundo inteiro

Sistemas de transporte mais saudáveis, eficientes, sustentáveis e seguros. Esses são os objetivos adotados na sexta-feira (12) por um grupo consultivo de alto nível criado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para acelerar essa revolução nas cidades.

O mundo hoje conta com 1,3 bilhão de carros, vans, caminhões e ônibus e, apenas em 2012, outros 63 milhões de novos carros entraram em circulação. Com esta espiral ascendente de vendas e a urbanização crescente dos países, estima-se que em 2050 esse número ultrapasse 2 bilhões, trazendo consequências graves e diretas para a mobilidade, saúde, meio ambiente e economia nas principais cidades do planeta.

No encontro realizado em Milão, na Itália, o grupo consultivo sobre o transporte sustentável concordou em desenvolver um conjunto de recomendações para os tomadores de decisão e trabalhar para a realização em 2016 da primeira conferência internacional específica sobre essa questão.

A urgência de incorporar sistemas de transporte mais sustentáveis ganhou relevância durante a Conferência Rio+20, em 2012, e integra uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverão ser adotados em setembro pelos Estados-membros.

Entre as tarefas propostas pelo grupo para o próximo ano estão a elaboração de um relatório com as perspectivas de transporte sustentável global, contendo questões relevantes como segurança rodoviária, impactos climáticos, saúde e combustíveis limpos.

Para o integrante do grupo e subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, é imperativo construir sistemas de transporte melhores, mais seguros e sustentáveis como forma de “promover prosperidade e bem-estar à população sem prejudicar o meio ambiente”.

Fonte: nacoesunidas.org

X