Beleza

30/10/2013 14h56

A importância do sono para sua beleza

Durante o descanso o organismo se renova e libera hormônios importantes

Por Nosso Bem Estar

KONSTANTIN YUGANOV/ISTOCKPHOTO/NBE
Tn sono e beleza

Durante o sono o organismo descansa e se renova. E produz hormônios que controlam o metabolismo energético e a regeneração celular. A microcirculação superficial da pele aumenta nesse período, para eliminar os radicais livres acumulados durante o dia, e assim, ela fica mais suscetível aos efeitos de hidratantes, antirrugas e cosméticos capilares.

Também é nesse momento que o corpo produz hormônios importantes para a beleza, a longo prazo: o GH, ou hormônio de crescimento, que, entre outras funções, ajuda a manter o tônus muscular; e o cortisol, produzido de manhã para dar energia.

Importante: mais do que a quantidade de horas, é a qualidade do sono que importa, especialmente da fase REM – o sono profundo.  Quando não entra nessa fase, o organismo produz neurotransmissores e proteínas de forma anormal, desregulando muito os hormônios. Assim, a pele perde o viço e a elasticidade, e o corpo tende a armazenar gordura abdominal.

Limpeza

Dormir sem limpar a pele é péssimo para a pele. À noite os poros têm que estar desobstruídos, para aproveitar esse momento de faxina metabólica. É um momento para a pele respirar livremente. Há excelentes cremes para uso noturno, mas pelo menos uma ou duas vezes por semana convém que se faça uma ótima limpeza e não passar nada no rosto antes de ir para cama. Dormir com maquiagem é a pior das opções, porque ela atrapalha em muito a regeneração celular.

Cabeça tranquila

Para entrar rapidamente na fase REM - de sono mais profundo e reparador -, o ideal é não pensar nas tarefas e compromissos do dia seguinte, que nos levam imediatamente a um estado de alerta e ansiedade. Uma boa sugestão é meditar antes de dormir. Fique atento ao seu ritmo respiratório e sensações corporais, observando os pensamentos, sem permitir que eles fiquem na tela da mente. Outra medida importante é evitar atividades estimulantes nessa hora, como assistir TV e fazer exercícios. Luzes no quarto e bebidas com cafeína e álcool também atrapalham em muito um sono reparador.

Hidratando

Durante o sono a circulação sanguínea diminui, e também a reposição de líquidos da pele e a transpiração. Por isso, é comum acordarmos com a pele seca e sem viço. Então, uma boa hidratação cai bem. Para o corpo, os melhores hidratantes são os que contêm ureia, lactato de amônia, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. Também é uma boa dica cobrir os pés com filme plástico depois de passar bastante creme, e dormir de meias. No dia seguinte, o pé estará lindo, hidratado. Pode-se aplicar um antioxidante no rosto, para eliminar os radicais livres. Uma importante vantagem dos cremes noturnos é que, sem as interferências externas, como poluição e exposição solar, seu efeito é bem melhor.

E nos cabelos?

A mesma perda de água da pele acontece com os cabelos. Finalizadores noturnos com silicone são boas saídas: ao hidratar, domam fios rebeldes. Só não é aconselhado dormir com os cabelos presos ou com toucas. Pode-se até lavar a cabeça antes de dormir, o que não pode é abafar o couro cabeludo. Afinal, a umidade aumenta o risco de dermatite, irritações e caspa.

E as bolsas?

O ato de piscar é uma ação natural que garante a circulação da área ao redor dos olhos. À noite, com os músculos relaxados, a drenagem não acontece, e o líquido se acumula na região. Os radicais livres formados durante o dia pioram o inchaço, por isso os cremes ricos em antioxidantes, como as viatmina C e E são os indicados.

Massagem, sempre

Em vez de espalhar o creme de qualquer jeito, o indicado é fazer uma massagem simples, com algum vigor, o que melhora a circulação e reduz o inchaço do rosto todo. Na área dos olhos, coloque uma gota do creme na pálpebra inferior e comece o movimento circular em direção ao nariz, subindo para a pálpebra superior, seguindo a linha da sobrancelha. No resto do rosto, a dica é fazer movimentos circulares de baixo para cima e de dentro para fora. Além de distribuir melhor o creme, isso estimula a circulação e melhora a tensão das fibras colágenas.

 

Fonte: Jornal Bem Estar

X