Beleza

30/10/2013 14h39

Esfoliação deixa a pele suave e renovada

Técnica ajuda a soltar as células mortas e melhora a sua aparência

Por Nosso Bem Estar

PLESEA PETRE/ISTOCKPHOTO/NBE
Tn esfolia%c3%87%c3%83o

Há uma ação que muitas vezes pulamos na rotina de cuidados básicos com a pele e que dá imediatamente uma aparência mais suave, lisa, fresca e luminosa. Trata-se da esfoliação, que elimina as células mortas e as impurezas da superfície.

Há vários tipos de esfoliação, mas mesmo as técnicas mais simples oferecem bons resultados. Por exemplo, no banho, com a pele úmida, pode-se aplicar uma massagem no rosto, em movimentos circulares, com algum produto esfoliante que ajude no processo de descamação natural, pois a pele está sempre se renovando, se regenerando de maneira espontânea.

As células que se encontram na parte mais externa, a epiderme, envelhecem, morrem e se soltam continuamente. Mas quando isso acontece de maneira lenta e irregular, a pele fica com um aspecto opacoe áspero. Além disso, essa camada dificulta a penetração de qualquer produto ou tratamento que seja aplicado.

Com a esfoliação retiram-se todas essas células mortas. No caso de esfoliantes mecânicos se consegue com a fricção de grânulos ou partículas como sais, cristais de açúcar ou um pouquinho de casca de frutas. Os esfoliantes industrializados dissolvem as células mortas por um procedimento químico. Em ambos os casos a massagem estimula o fluxo sanguíneo e esse processo ajuda a pele absorver melhor os princípios dos cremes aplicados em seguida (hidratantes, anticelulite etc).

É aconselhável fazer a esfoliação duas ou três vezes por mês, desde que a pele não esteja irritada, não seja muito sensível e que não tenha feridas ou queimaduras. Nesses casos não se deve esfoliar, pois agride a pele. Importante: não é recomendado fazer a esfoliação imediatamente antes de tomar sol ou da depilação. O ideal é três dias antes, para conseguir um bronzeado mais uniforme e evitar pelos encravados.

Existem vários tipos de cremes esfoliantes. O mais prudente é evitar aqueles de grãos maiores, que agridem a pele, e escolher os que contêm ingredientes naturais. Os de cristais de açúcar são mais suaves que os de sal. Aplica-se o esfoliante com uma massagem suave, porém fi rme, melhorando a circulação e a celulite. Deve-se enxaguar com água morna e secar bem para aplicar o creme hidratante.

 

Fonte: Jornal Bem Estar

X