Saúde Integral

31/03/2015 11h48

Confira 5 receitas para uma Páscoa saudável!

Que tal celebrar com mais consciência e menos açucar, glúten e lactose?

Por Nosso Bem Estar

ThomasVogel/IStock/NBE
Istock 000033308794large

Experimente uma Páscoa mais criativa e consciente

Do almoço à sobremesa, oferecemos cinco receitas para você saborear a Páscoa de uma maneira mais saudável e sem exageros. A sugestão é que você, sua família e seus amigos possam celebrar a data cozinhando juntos, com consciência e criatividade. Selecionamos dicas simples e especiais, com menos açucar e também sem glúten e sem lactose. Porque o melhor tempero vem de dentro! Experimente e compartilhe os resultados conosco!

 

 


1. Ovinhos de gelatina
Fonte: Tudo gostoso

Ingredientes:
Pacotes de gelatina
Água mineral
Cascas de ovos de galinha
Óleo

Modo de preparo:
Lave os ovos sob água corrente. Enxugue-os delicadamente. Com uma faca, faça um furo na base de cada ovo. Aumente o buraco girando a ponta da faca até que ele alcance um centímetro de diâmetro. Retire a clara e a gema do ovo pelo orifício. Lave a casca dos ovos, para retirar o cheiro. Ligue o forno em temperatura baixa (150 graus). Coloque as cascas numa assadeira e leve-as ao forno pré-aquecido por cerca de dez minutos. Retire do forno e reserve.

Prepare a gelatina colorida conforme as instruções da embalagem. Segure a casca de ovo com uma das mãos e acrescente a gelatina líquida com a ajuda de um pequeno funil ou uma jarrinha. Acrescente a gelatina até encher completamente o interior da casca do ovo. Coloque os ovos numa caixa, com o orifício voltado para cima. Leve os ovinhos à geladeira e deixe-os por cerca de quatro horas ou até que a gelatina esteja completamente dura. Retire da geladeira no momento de servir.


2. Trufas de batata-doce
Fonte: Petit Chef

Ingredientes:
600g de purê de batata-doce
150g de cacau
1 caixa de chá de gengibre ralado
150 gramas de açúcar
1 colher de sopa de manteiga vegetal
50g de chocolate em pó

Modo de preparo:
Coloque o purê de batata-doce em uma panela e misture com o açúcar, a manteiga amolecida, o gengibre e o cacau. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até ficar em ponto de bala. Coloque numa travessa e deixe arrefecer. Retire pedaços de massa, molde bolinhas pequenas e envolva-as no chocolate em pó. Leve à geladeira por algumas horas e estará pronto para servir.


3. Panqueca de mandioquinha
Fonte: Clube do Zero

Ingredientes:
1 xícara de chá de mandioquinha cozida
1 colher de sopa de chia
Alecrim, orégano, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Amasse a mandioquinha com o garfo e misture os ovos um porr um. Acrescente a chia e os demais temperos até ficarem bem incorporados. Esquente uma frigideitra e quando estiver bem quebte, despeje a mistura. Tampe, abaixe o fogo e espere começar a cozinhar por cima. Com o auxílio de uma espátula, vire para dourar o outro lado e sirva!

4. Arroz integral com bacalhau

Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de azeite
- 2 dentes de alho
- ½ cebola
- 400 gramas de bacalhau desfiado
- 1 xícara (chá) de arroz integral cateto
- Orégano a gosto
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 cenoura média
- 1 xícara de ervilha fresca


Modo de preparo:
Numa frigideira antiaderente alta, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola bem picadinho, acrescentando o bacalhau previamente dessalgado a gosto. Refogue e acrescente o arroz integral cru para fritar um pouco também. Se o arroz mais a mistura do bacalhau estiver muito espessa ou seca, coloque mais azeite. Enquanto vai mexendo com uma colher, acrescente o orégano a gosto. Acrescente a água. Enquanto vai cozinhando, acrescente a cenoura picada em quadradinhos e a ervilha. Mexa e sirva quente.

5. Brigadeiro
Fonte: Como fazer brigadeiro

Ingredientes:
1 Xícara (chá) de Leite de Soja em Pó
1/2 Xícara (chá) de Adoçante Culinário
1 Colher (sopa) de Cacau em Pó

 
Modo de preparo:
Junte o leite em pó, o adoçante e o cacau em uma panela e leve ao fogo, misturando bem com uma colher. Acrescente água, entre 100 e 150 ml, e mexa bem. Prove um pouquinho para saber se a proporção de ingrediente está boa. Continue batendo a mistura com uma colher até a consistência lembrar a de cobertura de bolo.

 

X