Saúde Integral

11/12/2014 10h05

Direto ao ponto

Dores de cabeça? Nas costas? TPM? A acupuntura pode ser uma grande aliada na sua qualidade de vida!

Por Nanda Barreto

Andrey Popov/IStock/BE
Istock 000044661454large

Aplicadas em pontos certeiros, agulhas equilibram os canais energéticos do corpo

Usada há milhares de anos de forma terapêutica, a acupuntura é uma prática tradicional chinesa que utiliza agulhas em mais de 300 pontos do corpo para aliviar dores, tensões e prevenir doenças. De acordo com o terapeuta Grégory Callegari, o principal objetivo da acupuntura é promover um equilíbrio energético de todo o organismo e todos podem experimentar. "Claro, há cuidados especiais em alguns casos de acordo com a condição de saúde do paciente. Por exemplo, se ele está com tumores, infecções ou toma anticoagulantes, o profissional tem que tomar os devidos cuidados", explica.

Na consulta, a agulhas são aplicadas após um diálogo que permita realizar o diagnóstico do paciente. "É uma técnica pouco invasiva, sem dores, de baixo custo, que proporciona relaxamento e analgesia, contribuindo para a cura do processo patológico em diferentes níveis físicos e conscienciais", ressalta Grégory, acrescentando que a acupuntura atua como tratamento complementar e é muito eficiente no caso de dores crônicas. "Ela pode ser usada concomitantemente com outros tratamentos sejam alopáticos, homeopáticos ou terapias complementares na área da saúde", pontua.

Menos correria, mais saúde
O escritor Patrick Mariano recorreu à acupuntura em meio a um período de estresse elevado e sentiu os benefícios na pele, literalmente. "Na época, eu tinha um trabalho que me sugava 12, 13 e até 14 horas por dia. Nessas situações, o risco de perder completamente o prumo da própria saúde é muito grande. Percebi que ou eu dava um jeito naquilo ou aquilo daria um jeito em mim. Passei a me cuidar mais, equilibrar a alimentação e atividades físicas. Nesse caminho busquei a acupuntura, pois percebi que o etresse e as dores muitas vezes andam juntos".

Patrick fez um tratamento intensivo e depois voltou regularmente ao consultório do acupunturista, que buscou após a indicação de amigos. "Fiz algumas sessões e foi fantástico. Saia flutuando da acupuntura, com uma letargia gostosa", conta. A experiência da estudante de Letras Clarissa Montiel foi parecida. "Busquei a acupuntura por conta de dores e oscilações de humores. Foi muito bom, melhorava o meu humor e até as dores, instantaneamente. Depois, a dor até podia voltar, mas senti que aos poucos a acupuntura ia atenuando estes sintomas", destaca.

As sensações descritas por Patrick e Clarissa são muito comuns entre os adeptos da acupuntura. Mas se ainda assim você tem receio de receber agulhas no corpo, veja abaixo uma lista de benefícios que podem encoraja-lo a mudar de ideia:

Trata dores de cabeça
✧ Minimiza sintomas de depressão e ansiedade
Alivia sintomas da menopausa
✧ Ajuda a parar de fumar
✧ Alivia sintomas da TPM
✧ Alternativa para tratar síndrome dos ovários policísticos
✧ Previne e ameniza sintomas de alergias
✧ Trata incontinência urinária
✧ Alivia dores crônicas nas costas 

 

Fontes de consulta:
Associação Brasileira de Acupuntura
Associação Médica Brasileira de Acupuntura

 

X