Família

09/12/2014 11h37

Natal zen consumo

Cinco dicas criativas para você celebrar a data com mais amor e menos shopping

Por Nanda Barreto

MediaPhotos/IStock/BE
Istock 000031228110large

Envolver a família e os amigos na criação de enfeites e embalagens pode ser muito divertido!

Símbolo do renascimento, o Natal acabou virando um grande ícone do consumismo. Afinal, o que estamos celebrando? Que tal meditar um pouquinho sobre a simbologia desta data, rever seus conceitos e fazer uma comemoração diferente este ano?

Presentear quem a gente ama com novos valores não tem preço! Além disso, evita desperdícios e dívidas desnecessárias! Para auxiliar nesta empreitada, o Bem Estar preparou cinco dicas para você inovar! Desafie sua criatividade e mãos à obra!

 

1. Pratique o desapego
Sabe aquele objeto, roupa ou livro que você adora e é a cara da sua amiga ou do seu primo? Que tal deixar o desapego triunfar e passa-lo adiante neste Natal? Você também pode propor que o tradicional amigo-oculto seja feito sem comprar nada este ano! Ou seja, os presentes serão artigos que cada participante já possui ou criou! Pode ser um livro de arte, um utensílio doméstico em excelente estado, um quadro ou outros objetos de decoração!

2. Adquira produtos da economia solidária
Compre direto do produtor! Dê preferência a artigos artesanais, feitos por cooperativas e outros grupos produtivos livres da exploração da mão-de-obra. Procure feiras de artistas locais e lembre-se: tudo tem uma história! Procure saber a origem das coisas que você consome. Também vale a pena utilizar embalagens de presente recicladas!

3. Prepare uma ceia consciente
Dê preferência a alimentos livres de agrotóxicos e evite exageros. Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você e sua família consumirão. É mesmo necessário beber álcool no Natal? Que tal preparar sucos com frutas da estação? Outra boa pedida é evitar pratos, copos e talheres descartáveis! Quem ama, lava a louça! Envolva todos nesta tarefa! =)

4. Decore com criatividade e responsabilidade
Reaproveite enfeites de anos anteriores! Recicle materiais disponíveis na sua casa e crie seus próprios enfeites! Envolver a sua família e amigos neste processo pode ser muito divertido e gratificante! E que tal um pinheiro de verdade, plantado num vaso bem bonito, que durará muitos anos e crescerá ao lado da sua família? Diminuir o consumo e ampliar a consciência: este é o maior presente que você pode dar a quem ama!

5. Ofereça um talento
Coloque sua criatividade em ação! Aprenda a tocar uma música e dê ela de presente a alguém que você gosta! Escreva uma poesia, ensaie um novo passo de dança! Faça um desenho, pinte um quadro, uma caixinha de madeira! Deixe que seu poder criativo transforme objetos cotidianos obras de arte. Ensaie uma contação de história! Outra ideia que pode ser bem interessante é escrever um texto para ler na noite de Natal para a sua família. Busque inspiração nos natais da sua infância e no significado desta data para você!

Se você tem mais ideias para um Natal criativo, compartilhe conosco nos comentários abaixo ou pelo e-mail redacao@nossobemestar.com :)

X