Crescimento pessoal

13/11/2014 10h46

21 dicas para exercitar o cérebro

Como manter saudável o principal órgão do seu corpo

Por Geekness

DIVULGAÇÃO/NBE
Geekness divulga%c3%a7%c3%a3o nbe

Ler muitos livros ajuda a manter a mente saudável

O principal órgão de seu corpo é o seu cérebro. Sem ele, nada funciona. Portanto, nada melhor do que mantê-lo saudável, certo?

As dicas abaixo são para você praticamente levar o seu cérebro direto para a academia. Dicas de como exercitar seu cérebro para que ele fique forte, resistente, rápido e astuto.

Faça palavras cruzadas e quebra-cabeças diários

Quebra cabeças simples como palavras cruzadas podem ajudar a aumentar o desempenho do seu cérebro. Essa dica é fácil de encaixar em seu dia a dia e você pode até encontrar algum site grátis e online, como este.

Converse com as pessoas

Em tempos de smartphones e pessoas antissociais conversar ainda pode ser uma ótima maneira de treinar o seu cérebro. O desafio, no entanto, é falar sobre temas desafiadores como política e religião; novela, fofoca e futebol dificilmente vão estimular o seu raciocínio.

Leia o máximo que puder

A leitura é um ótimo exercício para o cérebro. Você pode escolher ler jornais, revistas ou livros, mas tenha em mente que quanto mais desafiador for o texto mais treino você dará ao seu cérebro. Como qualquer exercício, comece devagar e vá aumentando a dificuldade aos poucos.

Desligue a televisão

“A televisão me deixou burro, muito burro demais”. Nada melhor que parafrasear Titãs para dizer que a televisão coloca o seu cérebro no piloto automático. Não é preciso pensar para assistir televisão; e é por isso que é tão relaxante. Então, se você não quiser manter o seu cérebro estagnado, a primeira coisa que deve fazer é desligar a TV.

Se você optar por assistir escolha programas que coloquem o seu cérebro para funcionar. Assista programas de educação, pesquisas, documentais ou que tenham temas complexos que sugiram debates e análises do que pode acontecer em seguida.

Escreva algo

A escrita põe você a pensar. Você pode escrever histórias inventadas ou sobre coisas que aconteceram com você.

Monte quebra-cabeças mais complicados

Quebra-cabeças mais desafiantes e maiores fazem o seu cérebro funcionar mais. Eles podem levar muitos dias, talvez semanas para terminar, mas valem a pena. Isso não se restringe à quebra-cabeças em forma de quadros, por exemplo. Montar um LEGO ou jogar um game complexo como Braid são exemplos de como “botar a cachola” para funcionar.

Aprenda uma nova língua

Aprender uma nova linguagem é como hackear seu cérebro abrindo muitas portas e diversos caminhos. Esses exercícios ativam áreas do cérebro que guardam informações de linguagem, fazendo com que você fale melhor até a sua língua nativa.

Jogue videogames

Você sabia que games fazem você ficar mais esperto? A maioria deles possuem quebra-cabeças que ajudam a te deixar mais “resistente” para resolver problemas e a pensar mais rápido. Jogar Mario, Zelda, Scribblenauts, Myst, Braid, entre muitos outros é como colocar seu cérebro para correr em uma esteira.

Construa coisas

Não importa se você constrói um robô ou um arranhador para o seu gato. Usar o seu cérebro para criar ou descobrir como faz alguma coisa (principalmente sem instruções), é um excelente exercício mental. Adquira alguns conhecimentos na internet sobre como construir o que você quiser e comece a planejar o rascunho.

Tenha um novo hobby

Descobrir uma nova habilidade ou aprender coisas novas é uma forma de fazer o seu cérebro trabalhar mais rápido. Habilidades criativas como música, dança e artes visuais, fazem com que diversas partes de todo o seu cérebro ganhem incríveis benefícios.

Use as suas habilidades com frequência

Seu cérebro, assim como os músculos, impõe uma situação de “usá-lo ou perdê-lo”. Quanto mais tempo você ficar sem usar informações e habilidades, mais enferrujado seu cérebro ficará. Use com frequência suas aptidões básicas, como fazer contas, escrever, ler, tocar um instrumento, a fim de manter essas habilidades frescas e prontas para usar.

Volte para a escola

Voltar para a escola é uma ótima maneira de colocar o cérebro a trabalhar novamente e obter mais conhecimentos tem benefícios óbvios. Você nem precisa fazer um curso longo. Faça cursos para melhorar suas habilidades no trabalho ou inicie uma única aula em um assunto que lhe interessa.

Tome aulas gratuitas

Se você simplesmente não têm o dinheiro ou tempo para ir até escolas/universidades, há uma série de aulas gratuitas disponíveis online. Tente Coursera, Khan Academy, ou mesmo os Ted Talks para obter uma experiência de universidade, sem precisar pagar por isso.

Durma!

Os cientistas estão descobrindo que o sono desempenha um papel absolutamente vital para manter seu cérebro saudável. Enquanto você dorme, seu corpo limpa as toxinas para fora do seu cérebro (além de fazer reparos). Se você quiser proteger o seu cérebro, certifique-se de ter uma noite inteira de sono tão regularmente quanto possível.

Se alimente bem e faça exercícios

Dieta e exercício físico realmente desempenham um papel na saúde do seu cérebro. Se você quiser manter o seu cérebro em condições de pico, tenha uma dieta saudável, rica em proteínas e ômega 3. O exercício físico também pode manter seu corpo saudável, reduzindo a chance de acidente vascular cerebral e aumentando os níveis de saturação de oxigênio.

Faça algum esporte

Aprenda exercícios e novos jogos para aprimorar sua coordenação motora. Tai-chi, artes marciais e até pinball são bons exemplos.

Troque a sua mão dominante

Se você é destro, use mais sua mão esquerda. Se é canhoto, use mais a direita. Isso estimula as partes do cérebro que controlam os seus músculos.

Aumente seu vocabulário

Aprenda novas palavras com um dicionário. Isso exercita a área da linguagem de seu cérebro.

Pense como solucionar problemas

Considere diferentes possibilidades de como algo pode ser feito ou como algum problema pode ser resolvido. Explore as consequências. Isso melhora a criatividade e faz com que você resolva de forma mais fácil e efetiva seus eventuais problemas.

Mude sua rotina

Tente mudar o seu dia a dia para prevenir que o cérebro se sinta “acomodado”, como o resultado de um dia monótono. Você pode mudar a forma como você trabalha ou inverter a ordem de suas tarefas diárias, por exemplo.

Dicas finais

- Quando for se exercitar tente andar de costas para mudar o ponto de vista do cérebro.

- Há muita coisa que pode ajudar a memória. Palavras cruzadas, Brain Age ou Big Brain Academy para Nintendo DS são algumas das recomendações.

- Lembre de exercitar o seu corpo. Uma mente saudável é resultado de um corpo saudável.

Fonte: Catraca Livre - www.catracalivre.com.br, Geekness - www.geekness.com.br

X