Planeta

15/09/2014 10h33

O melhor candidato

Quando você vota em alguém, na realidade está votando em você

Por Nosso Bem Estar

OPINIÃO E NOTÍCIA/ DIVULGAÇÃO/ NBE
153 opiniao e noticia divulga%c3%a7%c3%a3o nbe

População brasileira vai às urnas no dia 5 de outubro

A cada quatro anos um desafio se repete em nossas vidas: escolher os governantes que irão traçar as diretrizes para nosso desenvolvimento enquanto nação. São muitas as questões envolvidas na hora de decidir... necessidades pessoais, influências ideológicas, preferência por partidos ou áreas de atuação. Mas, acima de tudo isso, está o desejo de uma política mais preocupada com os anseios da população do que com interesses particulares.

O Brasil é um país com um histórico de corrupção que assusta e desanima os eleitores. O povo já está cansado de ver o drama se repetir... desvios de recursos, promessas de mudança que, quando chegam aos poderes Executivo e Legislativo, não se viabilizam. Resta então a pergunta: será que estamos escolhendo nossos representantes com base nas suas competências?

No dia 5 de outubro teremos mais uma oportunidade. Nosso propósito com essa matéria é estimular que esta decisão seja tomada com consciência, a partir do estudo dos planos de governo e dos projetos já realizados pelos políticos que elegemos.

Conhecendo os candidatos

Vale lembrar que a propaganda eleitoral não é a única forma de conhecer aqueles que estão pleiteando por um cargo público de representação popular. A internet é hoje uma rica fonte de pesquisa, e são inúmeros os canais por onde podemos acessar informações de todo tipo. Por mais que seja necessário um filtro dos sites e blogs confiáveis, os dados divulgados na rede estão menos sujeitos à “falsa imparcialidade tendenciosa” dos veículos de rádio e TV.

No site oficial das Eleições 2014 estão disponíveis listagens dos candidatos por região, bem como as proposta e um breve histórico dos presidenciáveis. Ler com atenção os discursos publicados nos sites oficiais da campanha de cada político ou partido também pode ser uma boa forma de se informar.

De olho no Congresso Nacional

Nas campanhas para o governo federal e estadual, muitas vezes a atenção fica tão focada na escolha do(a) presidente e governador(a) que dedicamos pouca energia à pesquisa de candidatos a deputados. No entanto, são eles os responsáveis por criar ou alterar as leis que orientam ou limitam as nossas vidas.

Hoje em dia, há muita transparência quanto à atuação destes representantes. Nos portais das assembleias legislativas e do Congresso Nacional é possível conferir, em detalhes, como está sendo o trabalho dos deputados. No site da Câmara Federal, é possível saber quais os projetos levados a plenário por cada um, sua biografia, participação e presença nas votações. Se você está pensando em votar em alguém que busca a reeleição, vale averiguar de perto se está honrando com aquilo que prometeu no último pleito.

O que é prioridade para você?

É comum se medir o sucesso de uma gestão pelo índice de desenvolvimento econômico. Porém, será que é isso o mais importante para que possamos viver melhor? Demandas urgentes não faltam em nosso país. Saúde, educação, meio ambiente e segurança são algumas das áreas mais carentes de políticas públicas que realmente atendam às necessidades da população.

Na hora de escolher o seu candidato, procure refletir: que diretrizes de governo são prioritárias para você? E então, depois de eleitos os representantes do povo, é nosso dever fiscalizar o seu serviço, além de lembrá-los e apoiá-los na realização dos projetos prometidos.

Quando escolhemos um candidato, estamos escolhendo a nós mesmos. Estamos também expressando nossos ideais e princípios. Portanto, na hora de votar a dica é: “escolha-se”, de forma consciente. Esse sempre será o melhor voto.

E aí, o que você espera dos seus candidatos? Quais princípios, ideais e prioridades são importantes para você? Comente e compartilhe essa matéria para que mais pessoas possam fazer uma escolha consciente. ;)

Fontes: Redação Nosso Bem Estar, Eleições 2014 - www.eleicoes2014.com.br, Câmara dos Deputados - www2.camara.leg.br

X