Saúde Integral

22/05/2020 12h00

Turbine sua imunidade

Saiba que alimentos você deve comer para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
2872988(1)

Turbine sua imunidade

ALHO

Tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações e adicionado cru para temperar o tofu, por exemplo.

CEBOLA

A quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada.

LICHIA

Rica em vitamina c, auxilia na imunidade e tem propriedades antiinflamatórias. recomenda-se o consumo de uma porção (cerca de 100 gramas) por dia.

GENGIBRE

O gengibre auxilia nas defesas do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco ou para fazer chá. Além disso, é possível usar em sopas, feijões e molhos.

CASTANHA-DO-PARÁ

A castanha-do-Pará é rica em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

BATATA YACON

A batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade.

AÇAFRÃO

Essa raiz tem propriedades anti-inflamatórias, diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura, previne o diabetes, protege o coração, diminui o risco de câncer, além de nibir o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

VEGETAIS VERDE-ESCUROS

Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções, participando da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

FRUTAS CÍTRICAS

Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatória, aumentando a imunidade.

IOGURTE NATURAL

O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade.





 

X