Saúde Integral

13/02/2020 08h00

Câncer de mama em homens ?

Saiba como acontece e qual a diferença para o das mulheres.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(3)(1)

Câncer de mama em homens ?

O câncer de mama, que acomete tanto homens quanto mulheres, é um tumor maligno que se inicia no tecido mamário. São células doentes, que podem invadir células sadias próximas e até avançar para outros órgãos (metástase).

Ocorre principalmente em mulheres, mas também há possibilidade de surgir câncer de mama em homens (1 homem para 100 mulheres ).

Principais tipos

A maioria dos cânceres é do tipo carcinoma. Ele se inicia nas células epiteliais da mama e podem ser ductais ou lobulares. Já o adenocarcinoma começa nos tecidos glandulares (ductos e lobos).

E o sarcoma acontece quando o câncer atingiu tecidos conjuntivos, como musculares, adiposos ou vasos sanguíneos. Porém, sarcomas de mama são raros.

Quais são os sintomas?

O câncer de mama em homens pode apresentar os seguintes sintomas:

·       Protuberância ou inchaço, quase sempre sem dor;

·       Pele ondulada ou enrugada;

·       Mamilos retraídos;

·       Pele ao redor do mamilo apresentando vermelhidão ou descamação;

·       Inchaço na região das axilas.

Contudo, isso não quer dizer que os homens que tiverem esses sintomas são portadores de câncer de mama. Para confirmação, será necessária uma consulta com um médico especializado.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de câncer de mama em homens é feito pelo histórico clínico e exames físicos. O especialista fará uma avaliação cuidadosa na região e, caso suspeite de câncer, pedirá exames para confirmar ou descartar a hipótese. Por exemplo: de imagem, laboratoriais e biópsias.

Como é feito o tratamento?

Caso a suspeita de câncer de mama se confirme, o tratamento é semelhante ao praticado em mulheres. Aliás, a maioria das informações sobre tratamento de câncer de mama em homens é resultado da experiência dessa situação em mulheres.

Isso acontece porque são poucos os homens diagnosticados com câncer de mama e a situação impede que haja estudos mais detalhados no sexo masculino.

As formas de tratamento são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e hormonioterapia, sendo que podem acontecer de forma local ou sistêmica. Quando o tratamento é local, o tumor é erradicado sem afetar outras partes do corpo, como cirurgia ou radioterapia.

Já o tratamento sistêmico é feito pela administração de medicamentos via oral ou intravenosa, com o objetivo de atingir células afetadas de qualquer parte do corpo. Quimioterapia, hormonioterapia e terapia alvo são tratamentos de forma sistêmica.

Diferença entre câncer de mama masculino e feminino

Muitas pessoas desconhecem a informação de que homens também podem ter câncer de mama. Como você pôde perceber, há algumas semelhanças entre os sexos, mas agora vamos nos ater à diferença entre câncer de mama masculino e feminino.

Tamanho da mama: é clara a diferença entre o tamanho da mama nos homens e nas mulheres. Neles, é mais fácil de perceber alterações de tamanho. Porém, no sexo masculino o tumor não precisa crescer muito para atingir a aréola.

Quando acontece, normalmente já se disseminou para os tecidos próximos. E essa extensão dos tumores é o fator mais importante no momento de fazer o prognóstico da doença, ou seja, as expectativas de cura e acompanhamento do paciente.

O câncer de mama em homens não pode ser prevenido por mamografias, como nas mulheres. Contudo, há exames que podem rastrear tumores em homens que estão no grupo de risco, ou seja, que possuem histórico familiar de câncer de mama (em ambos os sexos).

A possibilidade existe, mas geralmente a mamografia é feita somente quando o homem já apresenta nódulos.

Ao detectar alguns dos sintomas apresentados, não deixe de consultar um especialista. Cuide-se e viva bem!

X