Saúde Integral

09/08/2018 09h30

De Bem com o intestino

Conheça alimentos que ajudam no bom funcionamento deste órgão tão vital

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Intestino preso 2

Só quem já sofreu com intestino lento sabe o quanto é desagradável se sentir inchado, sem conseguir ir ao banheiro.

Só quem já sofreu com intestino lento sabe o quanto é desagradável se sentir inchado, sem conseguir ir ao banheiro. Porém, a falta de evacuações frequentes vai além desses desconfortos: ela pode provocar doenças e nos deixar com as emoções à flor da pele, como irritação, falta de sono e desânimo. 

Então, para ajudar o intestino grosso a realizar seu fundamental trabalho, indicamos alguns alimentos:

Mamão papaia

Esse tipo de mamão possui uma substância chamada papaína, que estimula naturalmente a mucosa intestinal. A fruta pode ser consumida como lanche ou nas refeições principais, em sucos e diversas outras preparações (doce, compota, sorvete, etc.).

Iogurte

Esse alimento possui bactérias que melhoram o trânsito e equilibram a flora intestinal. O iogurte também vai muito bem no lanche e no café da manhã, acompanhado de frutas ou cereais. Mas ele também pode estar presente em receitas, como bolos, biscoitos e tortas.

Pão integral

Você sabia que o pão integral é um dos alimentos que mais ajudam no funcionamento do intestino? Ele possui essa propriedade porque é rico em fibras, que regulam o órgão e o mantém em dia.

Azeite de oliva

Por ser um óleo que lubrifica as paredes intestinais, o azeite de oliva ajuda as fezes a serem expulsas do intestino grosso. Além disso, é um produto do bem, que auxilia no bom funcionamento do coração e de outros órgãos.

Amendoim

Pela mesma propriedade que o azeite de oliva, o amendoim também é recomendado. Ele pode ser consumido cru ou torrado, como aperitivo, no lanche ou incremento de diversos pratos, desde saladas a sobremesas.

Feijão

Por ser rico em fibras, o feijão também deixa o intestino em dia. Ele aumenta o bolo fecal e capta água, fazendo com que o órgão acelere seu funcionamento e aumente o número de evacuações.

Kiwi

Todas as frutas são importantes para manter o bom funcionamento do intestino, mas a indicação do kiwi é bem especial: comer dois por dia aumenta consideravelmente as idas ao banheiro.

Consuma kiwi em diversas preparações: no café da manhã, no lanche, com iogurte e cereais, em tortas, compotas, etc.

Batata doce

Há muitos outros exemplos de alimentos, mas vamos finalizar nossas dicas com a batata doce. Ela é rica em fibras e amiga da boa forma, então deve ser consumida para facilitar o trânsito intestinal.

Consuma principalmente no almoço e no jantar, em forma de purê, cozida, assada ou frita em azeite saudável.

Hábitos saudáveis

É importante ter uma alimentação balanceada, beber pelo menos dois litros de água por dia e praticar exercícios físicos com frequência, especialmente a caminhada.

Tudo isso colabora com o bom funcionamento do intestino e melhora a sensação de bem-estar. Mas a dica de ouro vem agora: ultrapasse os dois litros de água por dia, pois quando o bolo fecal está bem hidratado, não resseca e o intestino funciona como deve.

X