Planeta

12/12/2017 06h30

Decoração de Natal Sustentável

Conheça dicas de decoração de Natal sustentável e deixe sua casa linda e colorida com materiais que você a princípio descartaria

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Atitude Sustentável | Cliquetando
M12 children learning 1359728 960 720

Não descarte, presenteie

Você quer deixar sua casa linda para o Natal, mas não quer gastar muito com enfeites e outros itens? Confira nossas sugestões e comece agora mesmo a separar os materiais para fazer sua decoração de Natal sustentável.

Palitos de picolé

Esses itens você provavelmente não tem em casa, mas são baratíssimos e fáceis de encontrar: palitos de picolé. Você pode usar a sua criatividade e decorá-los como quiser, colando botões, gorros vermelhos de tecido, fazendo bonecos de neve, etc.

Se quiser fazer desenhos maiores, basta colar vários palitos, dá até pra fazer um anjo! Depois, é só pendurá-los em sua árvore de Natal ou dá-los de lembrança para quem você gosta.

Rolhas de garrafa

Se você gosta de beber vinho, provavelmente não sabe muito bem o que fazer com as rolhas e as descarta na lixeira. Mas isso era antes, quando você não conhecia nossas dicas de decoração de Natal sustentável.

Agora, você vai guardá-las para fazer lindas guirlandas ou objetos decorativos com o motivo natalino. É possível fazer árvores, porta-guardanapo, descanso de copo ou de talheres etc., sempre usando fio de nylon para unir as rolhas.

Lâmpadas

Outro problema de descarte acontece quando as lâmpadas queimam. O que você faz com elas? Já pensou em decorá-las e transformar os objetos aparentemente inúteis em bonecos de neve ou Papai Noel para enfeitar sua árvore?

Depois que você usar a sua criatividade com canetas, aviamentos e outros enfeites, poderá criar um varal. E mais: se as lâmpadas forem novas, servirão para iluminar a noite mais que especial.

Garrafas pet

As garrafas pet são referência quando se fala em decoração sustentável. Afinal, há tempos elas são utilizadas com essa finalidade. No Natal então, nem se fala: muitas pessoas fazem suas árvores natalinas somente com garrafas descartáveis, mas elas podem dar forma a muitos outros objetos.

Por exemplo: sinos, guirlandas, flores, vasos, etc. Basta que você tenha muita criatividade e diversos itens como enfeites, material escolar e aviamentos.

Faça sua estrela de Davi sustentável

Esse símbolo religioso característico do Natal também pode ser feito de maneira sustentável. Para criar a sua, você irá precisar de cinco pedaços de madeira de aproximadamente quarenta centímetros cada, de preferência reutilizadas.

Una as ripas formando uma estrela, coloque pregos em suas pontas e passe uma fita vermelha por eles. Termine seu projeto fazendo um laço no topo.

Faça decoração com rolos de papel

Rolos de papel higiênico ou toalha geralmente vêm com um rolo de papelão em seu interior. Você sabia que esse material aparentemente descartável pode virar lindas estrelas na sua decoração de Natal sustentável? Ou então uma belíssima guirlanda!

Para começar, você deve dobrar o cone do rolo e cortá-lo em tiras de 1,5 cm de largura. Aí você fica livre pra fazer o que quiser com as pétalas, mas de preferência faça enfeites com muita cor e brilho!

Faça uma árvore de fotografias

Muitos amantes de literatura estão fazendo suas árvores de Natal com livros sobrepostos entre si. Amantes de fotografia podem fazer o mesmo, colando imagens em um painel rente à parede. Para facilitar, esboce o contorno das fotos, para dar direção ao projeto.

Essa dica é muito especial, pois todos podem utilizá-la, afinal, quem não gosta de ver fotografias? Com certeza sua família e amigos vão adorar relembrar suas fotos e investirão um bom tempo apreciando-as e recordando os bons momentos que vocês passaram juntos.

Para finalizar sua árvore de Natal sustentável, você pode iluminá-la com as lâmpadas que mencionamos há pouco.

Presente: guirlanda de bombons

O Natal é uma época para dar e receber presentes. E quem não gosta de chocolate? Que tal unir sustentabilidade, criatividade e bom gosto? Dê a quem você gosta uma guirlanda feita com bombons!

Comece com uma base de papelão já no formato do presente, unindo os chocolates com cola quente ou fio de nylon. No topo, finalize com um bonito laço.

Itens sustentáveis

Você comprovou que é possível fazer decoração de Natal sustentável sem gastar muito. Então, comece agora mesmo a separar pedaços de papelão, aviamentos, material escolar, garrafas pet, rolos diversos, etc., e incremente seus ambientes!

X