Família

24/10/2017 11h15

O que é o casamento inter-religioso?

Entenda a diferença para o casamento ecumênico e veja Ideias para uma cerimônia quando o casal possui mais de um credo.

Por Nosso Bem Estar

Depositphotos | Pixabay
M12 casamento

Cerimônia onde mais de um credo está envolvido

Você e seu parceiro irão casar, mas são de religiões diferentes? A solução é o casamento inter-religioso. Veja como fazer uma cerimônia onde mais de um credo está envolvido.

Alternativas para o casal

Quando pessoas de religiões diferentes decidem oficializar a união, isso pode ser feito apenas em cartório, com registro civil feito pelo juiz de paz. Um dos dois também pode optar pela conversão de religião, assim ambos passarão a ter o mesmo credo após o casamento, para acompanharem juntos as rotinas religiosas.

Outra solução seria o casamento ecumênico, também conhecido como casamento por disparidade de culto. Ele pode ser realizado dentro de uma igreja, de acordo com os preceitos das instituições regidas pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs.

O que é casamento inter-religioso

O casamento ecumênico é semelhante ao casamento inter-religioso, porque é uma união realizada para pessoas de mais de um credo, contudo no segundo caso pode ser realizado em qualquer lugar, não necessariamente dentro de uma igreja.

Ele pode ser realizado numa fazenda, na praia, num bosque, etc., e o discurso do oficiante deve estar de acordo com as religiões dos noivos. A cerimônia pode, inclusive, ser realizada por sacerdotes de ambos os credos, cada um com seu discurso.

Diferença entre casamento inter-religioso e ecumênico

Se você possui dúvidas e não sabe muito bem a diferença entre casamento inter-religioso e casamento ecumênico, nós temos mais pontos de diferenciação, que irão facilitar o seu entendimento.

Como citado acima, o casamento ecumênico pode ser realizado em uma igreja, mesmo que os noivos sigam credos diferentes, mas que suas religiões sejam regidas pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs. Nesse caso, ambos devem ser cristãos e pertencentes à:

  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil;
  • Igreja Presbiteriana Unida do Brasil;
  • Igreja Católica Apostólica Romana;
  • Igreja Episcopal Anglicana do Brasil;
  • Igreja Metodista;
  • Igreja Cristã Reformada;
  • Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil.

Contudo, o casamento inter-religioso abarca outras crenças, cristãs ou não. Nesse caso, um dos noivos pode acreditar em Cristo, enquanto o outro pode ser budista, umbandista, judeu, do candomblé, entre outros, ou ambos de credos não cristãos.

É por esse motivo que o casamento ecumênico pode ser realizado em igrejas, mas a cerimônia inter-religiosa pode ser feita em qualquer ambiente, de acordo com a preferência dos noivos.

Presença de dois líderes espirituais

Na cerimônia ecumênica é mais difícil conseguir a presença de dois líderes espirituais, contudo no casamento inter-religioso isso é comum, cada líder fazendo um discurso condizente com sua crença, que é a mesma de um dos noivos.

Por esse motivo, o monge, rabino, padre, pai de santo, enfim, o oficiante de cada credo faz a sua parte, tornando a cerimônia bem diferente da tradicional. A benção é feita de acordo com cada religião, mas os votos são escritos pelos noivos.

É de praxe a realização de um casamento inter-religioso em ambientes como praia, campo, buffet, hotel, etc., mas ele também pode ser realizado dentro de uma igreja, caso um dos noivos seja cristão. Todavia, essa cerimônia será realizada de acordo com os preceitos cristãos. Serão praticadas as regras sacramentais do catolicismo, assemelhando-se a um casamento ecumênico.

Como devo proceder?

Se optaram por um casamento inter-religioso, devem planejar a cerimônia com bastante antecedência, para evitar conflitos e contratempos no grande dia. Combinem com seus líderes espirituais os detalhes, para que os ritos não interfiram no credo de cada um, proporcionando uma experiência inesquecível para ambos. 

X