Planeta

28/09/2017 06h30

Queimando Lenha

Como funciona e quais os benefícios da lenha ecológica?

Por Nosso Bem Estar

Pexels | Pixabay
M33 pexels photo

Vantagens da lenha ecológica

Poucas coisas são tão gostosas quanto uma lareira acesa nos dias frios, uma pizza recém-saída de um forno à lenha ou um pãozinho feito na hora para um café da tarde, não é mesmo? Mas o que esses três pequenos prazeres da vida têm em comum, além da proporcionar momentos gostosos? Acredite: fatores ligados a eles fazem mal ao meio ambiente.

Se você não está entendendo a lógica dessa relação, não se preocupe: pensar no processo produtivo e nas consequências dele ainda não faz parte do nosso pensamento automático. Porém, visando um mundo mais sustentável, a população tem se conscientizado com mais frequência.

O grande “x” dessa questão é a lenha usada para que todo o ciclo de produção e consumo seja concluído. Quer conhecer a alternativa para esse problema? Acompanhe.

Lenha ecológica: uma solução sustentável

Não é novidade que o desmatamento é um dos grandes impactos causados pelo homem e seus processos produtivos para abastecer a sociedade do consumo. E não é só o meio ambiente que sofre com a derrubada de árvores desenfreada. Enchentes, animais silvestres que invadem cidades e outros efeitos sentidos pelo próprio homem são consequências dos seus atos.

Por isso, existe uma preocupação crescente em relação ao uso da madeira para combustão, tanto doméstica como industrial. É exatamente aí que a lenha ecológica entra.

Para se ter uma ideia, uma padaria que tem um forno pequeno usa, em média, 3 toneladas de lenha por mês. Elas podem ser substituídas por 1,5 toneladas de lenha ecológica, que é uma das fontes de matérias-primas produzidas por resíduos agrícolas e florestais. Os benefícios desse material não param por aí, e, para entendê-los, é preciso saber de que é feito a lenha ecológica.

Como é feita a lenha ecológica?

Casca de arroz, de amendoim, palha de trigo, bagaço da cana e serragem são algumas das matérias-primas que podem compor a lenha ecológica – as briquetes.

Essa é uma alternativa sustentável, afinal, ao mesmo tempo em que a derrubada de árvores é evitada, o processo de produção acaba resolvendo uma questão bastante em pauta atualmente: a destinação dos resíduos produtivos. Isso porque, segundo a Embrapa, no Brasil, são produzidos cerca de 1,2 milhão de toneladas de briquetes por ano.

As vantagens do uso da lenha ecológica

É claro que, por não envolver a necessidade de desmatamento, a adoção da lenha ecológica já é justificável, mas, além dessa grande vantagem, ainda é possível usufruir de outros benefícios no processo produtivo.

A lenha ecológica é um produto que tem uma dimensão uniforme, o que facilita o seu transporte, e é muito mais limpo, pois vem ensacado. Isso possibilita uma organização de estoque e armazenagem mais facilitada, já que também ocupa menos espaço do que toras de madeira.  Além disso, ela dura até três vezes mais do que a lenha convencional, além de emitir menos fumaça. 

Além dos estabelecimentos que citamos, outras grandes beneficiadas com o uso da lenha ecológica são as indústrias que usam caldeiras, antes movidas à lenha convencional, óleo combustível ou gás natural.

E então, você já conhecia as vantagens do uso da lenha ecológica? Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios que ela proporciona para os sistemas produtivos e o meio ambiente? 

X