Saúde Integral

07/06/2017 06h30

Limão, um grande aliado da saúde

Entre os benefícios da fruta está a limpeza do organismo

Por Nosso Bem Estar

Pexels | Depositphotos
M21 limao

Benefícios comprovados... experimente!

Quem diria que essa fruta azedinha e tão acessível poderia fazer tão bem à saúde? O limão possui inúmeros nutrientes e atua na prevenção e tratamento de mais de 150 enfermidades. Ele é quase um "faxineiro" do organismo, porque elimina toxinas encontradas em qualquer parte do corpo, como sangue, órgãos e tecidos.

A maior parte dos seus benefícios está vinculada à substância d-limoneno, presente na casca, rica em flavonoides - esses possuem ação antioxidante que previnem a ação dos radicais livres.

Veja alguns benefícios do limão e usufrua das maravilhas dessa fruta:

1. Ajuda a emagrecer e manter o peso

Beber água com limão ajuda a desenvolver o hábito de beber mais água, uma prática muito importante para quem quer emagrecer ou manter o peso. O limão também é rico em pectina que, como toda fibra, ajuda a combater os desejos por comida e mantém a saciedade por mais tempo.

Ingerir água com limão entre as refeições reduz o índice de glicose no sangue, isso porque a fruta possui grande quantidade de bioflavonóides quercetina, que ajudam a equilibrar o açúcar do sangue do corpo. Beber o suco durante a refeição também aumenta a absorção de ferro, ajudando a evitar ou combater a anemia.

2. Possui alta concentração de vitamina C

Não é só a laranja que é rica em vitamina C, o limão é uma das fontes naturais de maior concentração dessa vitamina. Ela potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades e colaborando com a cicatrização de qualquer tipo de ferida, além de fortalecer o sistema imunológico. Para evitar gripes e resfriados, é tiro e queda! Para se ter uma ideia, um limão grande contém, em média, 70% do valor diário recomendado para ingestão da vitamina.

3. Ajuda a digestão

O suco do limão ajuda a melhorar sintomas de intoxicação gastrointestinal e indigestão, como azia, arrotos, flatulência e náuseas. Além disso, melhora o hálito causado pelos problemas intestinais. Outra vantagem é ajudar a acelerar a digestão e a melhorar problemas no fígado e vesícula. 

4. Reduz o risco de câncer de esôfago

O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada à diminuição do risco de câncer de esôfago.

5. Equilibra os níveis de pH do sangue

O limão é ácido, mas quando processado pelo organismo se torna um dos alimentos mais alcalinos existentes, capaz de equilibrar o pH do sangue.

6. Faz bem ao coração

O limão contém ácido cítrico - ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias e evita que elas fiquem entupidas, causando doenças do coração. 

7. Contra dores e inflamações

Para evitar dores e inflamações, beba água com limão! É que a fruta ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas desses problemas.

Para usufruir dos benefícios do limão tome um copo de água de 500ml, em média, por dia, com suco de um limão. Ao optar por beber sucos, escolha limonada comum ou suíça, quando for temperar a salada, frango ou peixe, não se esqueça dele.

Gostou dos benefícios do limão? Aproveite para usar essa fruta sempre que possível e usufruir dessas vantagens para a sua saúde!

X