Saúde Integral

31/05/2017 07h10

Chá - Uma Bebida Especial

Conheça as propriedades dos chás mais consumidos no Brasil

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Pexels
M21 3 cha pixabay

Escolha seu chá preferido e aproveite

Há quem diga que o famoso “chá das 17h”, aqui, no Brasil, pode ser às 19h, 20h, 21h. Também existem aqueles que não dispensam a bebida antes de dormir, e os que a adotam para induzir uma boa noite de sono. Quentes ou gelados, quem nunca tomou um chá feito pela avó para aliviar alguma dor ou mal estar, não é mesmo?

Histórias que envolvem essa bebida milenar são inúmeras, exatamente por conta da popularidade do chá em todo o mundo e pelos benefícios que as plantas podem trazer ao nosso organismo. Mas você conhece as propriedades das ervas de infusão mais consumidas no Brasil? Sabe qual é indicada para cada situação? O artigo de hoje está cheio de aromas e sabores: vamos falar sobre os chás. Acompanhe.

Onde surgiram os chás?

As histórias sobre a origem do chá ultrapassam fronteiras, assim como seu consumo. O relato mais aceito pelas pessoas, é que o chá veio da China, em torno de 2800 a.C. Reza a lenda que o imperador, Shen Nung, na tentativa de evitar as grandes epidemias no seu reino, ordenou que toda a água fosse fervida antes do consumo, e, em uma dessas situações, ao sentar embaixo de uma árvore, folhas caíram na xícara, deixando o sabor diferente, mas agradável. Depois disso, ele começou a fazer experiências com diferentes plantas e documentar como se sentia após o consumo de cada bebida.

Porém, o hábito de tomar chá só foi difundido para outras partes do mundo muito tempo depois. No Japão, por exemplo, país que adota a bebida como parte dos rituais religiosos, o chá só chegou no século IX, por meio dos monges budistas. Na Europa, por sua vez, as expedições de Marco Polo e Gaspar da Cruz é que tornaram possível a entrada dos chás nas terras do Novo Mundo, no século XVI.

Os chás mais consumidos no Brasil e suas propriedades

Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é um antigo conhecido das pessoas que sofrem com dificuldades de dormir: aquelas pessoas que viram de um lado para o outro da cama sem conseguir pegar no sono. Afinal, ele ajuda a diminuir as tensões e induz o relaxamento, o que pode aliviar, também, dores de cabeça, gases, tosses, ajudar na digestão e redução das cólicas menstruais.

Chá verde

Ele está em pauta há algum tempo por conta do seu poder de auxiliar o emagrecimento de forma natural, mas será esse o único benefício proporcionado pela bebida? Engana-se quem acredita que sim.

O chá verde, além de tudo isso, protege o organismo de doenças como o Mal de Alzheimer, combate as altas taxas de colesterol, auxilia no processo de digestão, e, ainda, melhora as funções cardíacas. Nada mal, não é mesmo?

Chá de boldo

Esse é o campeão quando se trata de conselhos na família! Ele é indicado por 10 de cada 10 avós. Ele pode não ser o mais saboroso, mas o chá de boldo funciona sim! Ele é eficaz no alívio de dores abdominais diversas, desde aquelas causadas pela má digestão, até as que têm a ver com fatores emocionais.

Chá de hortelã

A bebida quente de hortelã é refrescante e ajuda a aliviar cólicas menstruais, dores causadas por picadas de inseto e até mesmo estomacais. Apesar de ter um sabor bastante apreciado, o chá de hortelã deve ser consumido com moderação, já que pode causar alergias em altas doses.

Chá de Camomila

O chá de camomila é bastante conhecido por seus efeitos calmantes. Essa propriedade foi atestada por um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Segundo a pesquisa, beber o chá com regularidade ajuda a amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual, a ansiedade e crises nervosas.

Como aproveitar todas as propriedades dos chás?

Eles podem ser práticos e simples de fazer, mas os chás em caixinha não são as melhores opções para quem quer usufruir de todas as propriedades das ervas. Isso porque, na versão industrializada, os sachês têm uma quantidade quase nula de antioxidantes, porque eles são amargos. Por isso, a indústria formula o chá com muito mais açúcar e menos ingredientes naturais.

Então, já sabe: se você quer aproveitar todos os benefícios proporcionados pelos chás, opte por versões naturais com infusão, feitas da própria planta, combinado? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!

X