Família

16/03/2017 07h30

Os dentinhos do bebê - Cuidados que influenciam por toda a vida

Conheça as atitudes que devem ser tomadas para manter a higiene bucal das crianças pequenas em dia, em cada fase

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Dentinhos bebe 1

Desde cedo os cuidados com a higiene bucal são importantes

Quando a higiene bucal das crianças pequenas deve começar? A partir do surgimento dos primeiros dentes? Como fazer a limpeza correta dos dentinhos? Quando ir ao dentista?

A partir do nascimento

Mesmo quando ainda não há dentinhos no bebê, a higiene bucal deve ser feita, pois ele ingere leite materno, seu alimento, que deixa resíduos no local. A limpeza da gengiva deve ser feita com gaze ou fralda de algodão umedecida em água limpa.

Esse é o procedimento ideal até os seis meses de idade, quando normalmente surgem os primeiros dentes. A partir de então, a limpeza deve ser feita da mesma forma, mas com o auxílio de uma dedeira.

Aos 14 meses

Depois de um ano de vida, aproximadamente aos quatorze meses, o bebê começa a ter seus molares decíduos. Nessa fase, a higiene bucal das crianças pequenas já é feita com a utilização de uma escova dental infantil e creme com flúor, quantidade de pasta semelhante ao tamanho de um grão de arroz cru.

Como a criança não consegue cuspir para expelir a espuma criada na escovação, o excesso de produto deve ser retirado com uma gaze ou fralda de algodão.

Com três anos

Agora a quantidade de creme pode ser aumentada para o tamanho de um grão de ervilha (proporção ideal até a vida adulta).

Porém, os pais devem supervisionar a escovação para que as crianças pequenas não engulam a pasta dental, pois o flúor poderá gerar problemas de saúde.

Visitas ao dentista

A higiene bucal para crianças pequenas não contempla somente a escovação, muito pelo contrário. Devem ser feitas visitas ao dentista com regularidade, sendo que a primeira delas pode até ser ainda na gestação para receber instruções de como proceder com a limpeza da gengiva.

A segunda visita ao dentista deve acontecer aos seis meses de vida do bebê, quando começam a surgir os primeiros dentinhos. Recomenda-se que o especialista escolhido seja um odontopediatra, profissional habilitado para realizar esses primeiros atendimentos ao bebê e sua mãe.

E se eu não fizer?

Caso não sejam tomadas essas providências de higienização bucal dos pequenos, eles podem sofrer com cáries de mamadeira. É uma situação aguda causada pela ingestão de produtos açucarados, gerando dor e dificuldade de alimentação. A consequência é a perda de peso e estatura.

Portanto, a recomendação é que seja feita a higiene bucal todos os dias, especialmente à noite, quando a cárie de mamadeira pode se desenvolver mais rapidamente.

Precaução antes dos quatro anos

Muitos pais deixam para levar seus filhos ao dentista somente mais tarde, quando começam a perder seus dentes de leite. Contudo, conforme um estudo divulgado no Pediatric Cientistry, fazer visitas frequentes ao especialista, especialmente antes dessa faixa etária, pode trazer benefícios tanto clínicos quanto econômicos.

Segundo a publicação, foram analisados os gastos, em um ano, com procedimentos odontológicos de 42.542 crianças entre 0 e 7 anos. 40% delas havia ido ao dentista antes dos 4 anos, enquanto a maioria só havia tomado essa atitude depois do quarto ano de vida.

Quem procurou o especialista mais tarde, gastou mais e teve mais procedimentos odontológicos em um período de oito anos, em comparação com quem fez intervenções precoces.

Apesar disso, apenas 1% das pessoas levam seus filhos ao dentista na fase adequada. Por uma pesquisa divulgada no Journal Pediatrics, de 2.505 crianças, apenas essa porcentagem visitou o especialista antes de um ano de idade. E menos de 2% visitaram aos dois anos. E 24% das crianças apresentavam pelo menos uma lesão de cárie.

Higiene bucal é imprescindível

Esses dados comprovam que a higiene bucal Nas crianças pequenas é imprescindível, desde o seu nascimento. Isso irá afetar diretamente na sua saúde odontológica de toda a vida.

Estudos:

http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/life-stages/childrens-oral-care/article/ADA-04-New-Research-Suggests-Children-Benefit-From-Early-Dental-Visits

http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/life-stages/childrens-oral-care/article/less-than-one-percent-of-children-see-dentist-at-the-recommended-age

X