Beleza

02/03/2017 07h30

Macia e radiante

Saiba como ter uma pele perfeita, sem manchas ou outros problemas

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Pele macia radiante 1

Alguns cuidados fazem toda a diferença para uma pele bonita

Você olha a pele das famosas e gostaria que a sua fosse como a delas? Não sabe o que fazer para ter uma pele macia e radiante? Confira nossas dicas e comece agora mesmo a mudança em sua derme.

A resposta é a alimentação

O segredo das peles sedosas, de dar inveja, foi revelado: está na alimentação. Quando a pessoa tem um cardápio equilibrado, todos os nutrientes necessários para o organismo são obtidos. Como a pele é o maior órgão que temos, ela reflete o bom funcionamento em saúde e beleza.

Abaixo você irá conferir todos os nutrientes e vitaminas imprescindíveis para ter uma pele bonita e sedosa, e também o motivo que justifica o seu consumo.

Vitamina C

As pessoas acreditam que o consumo de vitamina C serve apenas para prevenir gripes e resfriados, mas sua indicação vai muito além: ela auxilia na produção de colágeno. Por isso, capriche nas porções diárias de limão, laranja, acerola, kiwi, etc.

Gorduras boas

Azeite, castanhas, óleo de coco, óleo de semente de uva, peixes, entre outros alimentos, são ricos em ômegas 3, 6 e 9, que previnem inflamações na pele e a deixam sedosa e bonita, funcionando como um hidratante natural, que age de dentro para fora. Tem mais: as gorduras do bem retardam o envelhecimento.

Hortaliças vermelhas

Também é possível ter uma pele macia e radiante com o consumo regular de hortaliças vermelhas, não só as frutas, mas também legumes.

Sua fonte de licopeno livra a cútis dos agentes poluentes e danosos, favorecendo a renovação celular e deixando a aparência mais bela, além de prevenir o câncer. Invista em goiaba, tomate, pimentão, morango, framboesa, ameixa, etc.

Hortaliças amarelas

Não só de alimentos vermelhos depende uma pele bonita, mas também dos amarelos, como manga, pimentão, cenoura, melão, abóbora, entre outros, pois são itens ricos em betacaroteno.

A substância é conhecida pelo bronzeamento da pele, mas suas características vão além: quando é digerida, se converte em vitamina A, que participa da reconstrução da pele. Para preservar os nutrientes, consuma as hortaliças amarelas cruas.

Proteínas

Essenciais para nossa alimentação, o grupo alimentar das proteínas também é responsável por proporcionar uma pele linda. Isto porque as proteínas são formadas por aminoácidos, nutrientes que têm a função de sintetizar colágeno, substância que sustenta e dá firmeza à pele, às unhas, aos cabelos e músculos.

Para aproveitar suas propriedades ao máximo, prefira proteínas magras, como peixes, carnes e ovos.

Consumo importante, mas moderado

Alguns alimentos devem ser ingeridos, porém seu consumo não pode ser excessivo. Para não ter prejuízos à pele, sua ingestão é importante, contudo com moderação.

O açúcar refinado e os alimentos constituídos de farinha branca causam caramelização das proteínas, rompendo e inutilizando fibras de colágeno. Quando isso acontece, surgem rugas e outros problemas na pele.

Leite e derivados são importantes em nosso cardápio, mas o consumo excessivo não faz bem para a pele. Eles aumentam a produção de sebo, elevando as taxas do hormônio que desenvolve cravos e espinhas. Não é todo mundo que sofre com esses danos, mas eles acometem pessoas propensas à acne ou com alergias ou distúrbios intestinais.

Produtos industrializados podem ser o vilão da pele bonita e sedosa, porque geralmente possuem alto índice glicêmico e geram cravos e espinhas na pele inclinada ao seu surgimento. Esses itens que possuem código de barras têm potencial inflamatório, atrapalhando a distribuição de nutrientes e oxigênio no organismo. Assim, a pele perde firmeza e se torna ressecada.

O vinho é uma bebida amiga do coração, mas pode ser inimiga da pele. Isto porque o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca desidratação das células, deixando a cútis sem viço, com olheiras e linhas de expressão mais aparentes. O álcool em geral provoca isso, quando é consumido mais do que três vezes na semana, mas o vinho é mais danoso porque é o açúcar fermentado, especialmente nos tipos rosé e branco. Portanto, moderação.

Equilíbrio é a chave

Como citamos no começo deste artigo, para ter uma pele macia e radiante, o segredo é a alimentação, um cardápio balanceado. Tudo pode ser ingerido, sendo que há indicação de consumo com atenção a alguns itens. O equilíbrio é a chave. 

X