Planeta

09/01/2017 10h00

Dicas de como se portar nas praias

Com respeito e bom senso garantindo que todos tenham um verão saudável e prazeroso

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Beach

Para se portar adequadamente nas praias, aja sempre com respeito e bom senso

O verão está a mil e muitas famílias passando alguns dias desta estação no litoral. É possível  que haja algumas dicas para se portar nas praias de uma maneira mais harmônica? Nós arriscamos passar algumas, visando o bem-estar e a saúde de todos.

O hábito de fumar

Os fumantes já sabem que são proibidos de fumar em ambientes fechados. Porém, o espaço da praia é totalmente aberto, então a regra é o bom-senso de não expor os outros à fumaça do cigarro.

O ideal é fumar em um local o menos habitado possível, sempre levando um cinzeiro ou sacola plástica para colocar o filtro e as cinzas.

Lixo nas lixeiras

O bom senso também deve ser regra quando há consumo de alimentos e bebidas no litoral. Para se portar nas praias adequadamente, coloque todo o lixo nas lixeiras ou então em sacolas plásticas trazidas de casa, se não houver lixeira próxima ao local em que você estiver.

Agindo assim, você respeita o espaço do outro e colabora com o meio-ambiente. E todos ganham.

Tenha pudor

Como o corpo das pessoas está mais exposto na praia, é comum ver casais agindo com intimidade em espaços públicos como o litoral. É preciso ter em mente que a praia é um espaço democrático, livre para todas as idades, então todos merecem respeito e privacidade. Deixe maiores intimidades para as quatro paredes.

Animais ficam em casa

A presença de animais de estimação, especialmente cães e gatos, no litoral aumentou muito nos últimos anos. A presença deles é proibida por leis, mas muitas pessoas insistem em levá-los para a areia e até dentro do mar. Lembre-se de que, por mais fofos que eles sejam, podem transmitir doenças.

Nível de ruídos controlado

Há pouco tempo, quem fosse ao litoral com certeza reclamaria do volume exagerado de som saindo das caixas dos carros. Porém, esse problema foi resolvido (parcialmente) por conta de leis. Mas no que se refere ao uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos que emitem som e transmitem músicas sem fone de ouvido, o problema persiste. E mais: ao falar ao telefone, modere seu volume. Ninguém precisa saber o que você está falando, muito menos com quem.

Jogos em áreas específicas

Ninguém está proibindo você de jogar futebol, frescobol ou simplesmente brincar de bola com seus filhos. Porém, deve-se jogar em locais específicos, como áreas demarcadas para isso ou então locais menos habitados.

Seguir a dica é importante para não acertar a bola nas pessoas que estão desfrutando a praia e também para garantir espaço para quem está caminhando à beira-mar. E mais: prefira jogar no começo da manhã ou no fim do dia, quando a praia está menos lotada.

Uso de roupas adequadas

No litoral, homens usam sunga ou bermuda e mulheres vestem maiô ou biquíni. Porém, é importante seguir o bom senso quando se está fora da areia ou da água. Ou seja, mulheres de preferência devem usar canga, vestido ou camiseta e short para caminhar e homens devem colocar bermuda por cima da sunga e camiseta.

A dica não vale somente para caminhar na areia ou no calçadão, mas principalmente para adentrar em espaços públicos, como lojas e restaurantes.

Como se portar na areia

Quando estiver na areia, você poderá se portar bem nas praias sempre se preocupando com o próximo. Isto é, nada de sacudir objetos que possam jogar areia nos outros, como roupas ou guarda-sol. E sempre confira a posição do vento ao fazer movimentos em seu espaço, como andar de chinelos.

Como se portar na água

As regras de bom senso também valem para quem quer brincar e se refrescar na água. Ou seja, fique perto das pessoas que estão no seu grupo, cuidando para não respingar em quem está próximo.

E mais: o cuidado deve ser redobrado se você estiver utilizando acessórios de diversão, como pranchas ou boias grandes.

Respeito e bom senso

Para se portar adequadamente nas praias, aja sempre com respeito e bom senso. São as duas palavras-chave importantes para que todos tenham um verão saudável e prazeroso.

X