Bem-estar

09/01/2017 09h00

Quando o amor dói

Conheça curiosos tipos comuns de lesões sexuais

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Les%c3%b5es

A prática requer certos cuidados: algumas posições e locais escolhidos para quebrar a rotina sexual podem causar lesões - leves ou graves

Ter uma vida sexual ativa pode trazer diversos benefícios, tanto para as mulheres quanto para os homens. O relaxamento provocado pela atividade ajuda a reduzir o estresse, alivia enxaquecas e contribui para a melhora do sono. Mas, segundo algumas situações relatadas em emergências hospitalares, a prática requer certos cuidados: algumas posições e locais escolhidos para quebrar a rotina sexual podem causar lesões - leves ou graves.

Será mesmo verdade que o amor dói? Em algumas situações, sim. Confira: 

4 lesões comuns que podem acontecer durante o sexo

1. Machucados nos joelhos 

Não são poucos os casais que procuram locais diferentes para fazer sexo. Alguns levam a atividade para a sala, outros para o banheiro e para o corredor. Embora seja interessante quebrar a rotina sexual e dar uma apimentada na relação, a troca da cama por locais, algumas vezes, menos confortáveis pode causar alguns acidentes ou machucados. Queimaduras no joelho, por exemplo, são muito comuns em casais que escolhem se aventurar no tapete da sala (ou do banheiro, do quarto, da cozinha).

2. Dores na coluna e distensões musculares

É importante perceber que a atividade sexual é como um exercício físico. Quando você vai à academia, por exemplo, precisa tomar alguns cuidados para não ficar com dores ou lesões no corpo, certo? O aquecimento e o aumento gradual dos pesos são alguns destes cuidados. O mesmo vale para o ato sexual: se você e o seu parceiro não estiverem fisicamente preparados, uma relação mais intensa, que exija muito esforço, também pode causar dores e lesões. A dor nas costas e as distensões nos músculos são possíveis consequências. 

3. Fraturas nos punhos

O punhos também podem ser alvos fáceis quando o casal resolve se aventurar em um local ou com uma posição sexual fora do convencional. No chuveiro, por exemplo, se um dos dois cai e usa as mãos para se apoiar, pode sofrer uma fratura no pulso. Mesmo na cama, esta é uma parte do corpo que pode sofrer lesão. Quem fica por cima e usa as mãos como apoio corre o risco de abrir ou torcer o pulso. 

4. Torcicolo

Lugares incomuns como o chuveiro, a escada e o carro podem parecer boas escolhas para dar uma variada no relacionamento sexual, não é mesmo? Talvez o seu pescoço não concorde: algumas manobras feitas em locais com pouco espaço podem provocar torcicolo. Para as mulheres, a dor pode surgir em decorrência de puxadas com força no cabelo. 

Uma lesão incomum, mas que vale a pena ser citada

Uma lesão incomum durante o sexo, que envolve o órgão sexual masculino, é a lesão peniana. Embora o pênis não tenha ossos, ele é repleto de vasos sanguíneos. Dependendo da intensidade da relação sexual, o revestimento destes vasos pode romper - o que provoca uma dor aguda. Caso isso aconteça, é essencial procurar ajuda médica o quanto antes para evitar danos mais graves. 

Ficou curioso para saber quando este tipo de acidente pode acontecer? Geralmente, quando a mulher está por cima e o pênis é levado até uma curvatura não natural. Para evitar o trauma, o recomendado é ir com calma para descobrir até onde o órgão masculino pode ir. Se começar a doer, é hora de parar! 

Como evitar lesões sexuais 

Como falamos no início deste artigo, atividades sexuais podem trazer diversos benefícios. Por isso, vale tentar posições diferentes, locais inusitados e até experimentar artigos vendidos em sex shops. Restringir o sexo à cama e praticar sempre a mesma posição sexual, embora envolva menos riscos, não é garantia de que não acontecerão acidentes. 

A melhor maneira de manter uma vida sexual interessante e de manter o corpo a salvo é tomar alguns cuidados: use apenas acessórios desenvolvidos especificamente para fins sexuais, pratique exercícios físicos para aumentar o seu condicionamento físico e tome cuidado extra em locais como o chuveiro e as escadas. E não esqueça: se algo doer, é hora de parar. 

Caso aconteça algum acidente, procure ajuda médica! Não é preciso ter vergonha: lesões sexuais são mais comuns do que você imagina. 

Conhece outras lesões que podem acontecer durante o sexo? Compartilhe nos comentários!  

X