Bem-estar

24/10/2016 10h00

Chás para aliviar o estresse

Conheça alternativas saudáveis para aliviar o estresse e lance mão destes artifícios para melhorar sua saúde e bem estar

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Tea

Vale à pena experimentar!

Depois de um dia estressante, a energia do nosso corpo está em baixa. O chefe ou um cliente pode ter pegado pesado no seu pé, o trânsito esteve caótico, seu filho ficou doente, você teve uma prova difícil na faculdade, perdeu um ente querido, enfim, são diversas as situações que podem deixar seus nervos à flor da pele.

O que fazer nesta situação? Muitas pessoas recorrem a um banho quente e cama, mas outras tomam medicamentos calmantes. Apesar de muitos terem no rótulo a informação de que são naturais, sabemos que nem sempre é assim.

Então, pegue a dica do banho e cama, mas também recorra a um gostoso chá. Beba uma xícara da bebida preparada conforme nossas indicações e comprove os resultados.

Chás relaxantes

Quem nunca ouviu falar que camomila, erva-cidreira e capim limão são ótimos como calmantes? E é a mais pura verdade. Use a flor da primeira e as folhas das outras duas ervas citadas.

As folhas de hortelã de horta ou maracujá também são bastante eficazes, assim como as sementes de erva-doce. As flores de melissa ou alfazema são ótimas para relaxar e acalmar os ânimos.

Tem ainda a erva chamada sete-sangrias? Você conhece? Para fazer o chá, use toda a planta. Se utilizar anis-estrelado, separe caule e semente. Para finalizar essas primeiras sugestões, você também pode tomar chá das folhas de tília ou jambolão.

Modo de preparo

Ferva água (uma xícara) e acrescente uma colher (de chá) da erva que você escolheu. Tampe por quinze minutos e tome em seguida, se possível, sem adoçar. A quantidade irá depender do seu estado: se for estresse moderado, beba três xícaras por dia. Quando for mais intenso, a dica é tomar de quatro a seis xícaras diariamente.

Porém, não são todas as pessoas que podem tomar esses chás indicados para aliviar o estresse. Gestantes precisam consultar um médico antes de fazer uso de qualquer substância e as ervas sugeridas acima estão proibidas para hipertensos, porque estimulam o organismo ao invés de relaxá-lo.

Chás para combater o cansaço

É ótimo tomar uma xícara de chá após banho e antes de dormir. Porém, se você precisa, além de aliviar o seu estresse, dar conta de alguns compromissos antes de descansar, também temos sugestões.

Coloque uma colher (chá) de pó de guaraná em 250 ml de água fervente e tampe por dez minutos. Beba uma xícara ao acordar e outra no período da tarde.

Você também pode acrescentar uma colher (sobremesa) de folhas de alcaçuz em duas xícaras de chá de água fervente e tampar por dez minutos. Tome somente uma vez ao dia, no período da manhã.

Outra opção é usar uma colher (sobremesa) das folhas de alecrim para uma xícara de chá de água fervente e abafar por dez minutos. Você pode tomar uma dose pela manhã e outra à tarde.

Para potencializar o efeito dos chás

Se você constantemente precisa lançar mão desses chás que aliviam o estresse, você pode potencializar o efeito das ervas colocando duas delas na mesma bebida. Use uma xícara de água e, dependendo da situação, dose uma medida de cada erva ou somente metade. Alterne os componentes no dia a dia.

Dispense o uso de açúcar no chá sempre que possível, pois ele pode neutralizar o efeito das ervas. Se não conseguir evitar, adoce a bebida com a menor quantidade possível. Para obter ao máximo das propriedades das plantas, pique as folhas ou galhos. No caso de sementes, esmague-as com uma colher.

Você também pode adquirir sachês industrializados de chás em supermercados ou lojas de produtos naturais, mas todos nós sabemos que nada supera a propriedade do produto in natura.

Agora que você já sabe que os chás, além de saborosos e saudáveis, são também excelentes aliados para combater o estresse e o cansaço. Vale à pena experimentar!

X