Crescimento pessoal

18/10/2016 08h00

ENTREVISTA EXCLUSIVA - Sri Prem Baba

Autor de diversos livros, Prem Baba trabalha para construir pontes entre a ciência e a espiritualidade, buscando a verdade e a transformação do mundo pelas práticas do amor e compaixão.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Siribaba

O NOSSO BEM ESTAR conversou com este importante líder humanitário sobre alguns temas relevantes. Acompanhe a entrevista

Sri Prem Baba nasceu em 1965 em uma família simples na cidade de São Paulo, no Brasil. Foi batizado Janderson Fernandes de Oliveira e cresceu ao redor de pessoas com diferentes crenças. Desde menino tinha experiências profundas que o instigavam, mas para as quais não achava explicações. Na adolescência começou a praticar yoga, artes marciais e meditação. Um certo dia, Sri escutou uma voz interior que o instruía a ir para a cidade de Rishikeshi, na Índia, quando completasse 33 anos.

Já adulto, Sri Prem Baba levava uma vida normal até que teve uma visão de si próprio como um velho muito rico, mas infeliz. A partir de então, passou a entrar em contato com terapias alternativas e diversas religiões. Formou-se em medicina tradicional chinesa, psicologia e naturopatia.  Fundou o Corpo e Consciência - Centro de Terapias e Meditação - onde clinicou por muitos anos e ofereceu cursos para centenas de pessoas, e o Caminho do Coração, um método de autoconhecimento que ensina pessoas a transformar e a ultrapassar padrões psicológicos negativos por meio da autorresponsabilidade.

Hoje o seu propósito está voltado a estabelecer pontes entre o ocidente e o oriente, entre a ciência e a espiritualidade, unindo saberes com a intenção de elevar valores humanos, espirituais e sociais. O trabalho que desenvolve tem alcance global e há centros representativos de sua missão na Índia, nos Estados Unidos, na Europa, em Israel, na Argentina e em vários estados do Brasil. Sri Prem Baba também tem se dedicado a projetos sociais e se encontrado com lideranças políticas e sociais para articular estratégias de melhorias na educação, na preservação do meio ambiente e no sistema prisional.

O NOSSO BEM ESTAR conversou com este importante líder humanitário sobre alguns temas relevantes. Acompanhe a entrevista:

NBE - Na sua opinião quais são os pontos fundamentais para uma relação madura ou desperta?

PREM BABA - Sinto que uma das mais importantes virtudes para uma relação desperta é justamente a maturidade. Maturidade significa, em primeiro lugar, assumir responsabilidade pelos balanços da relação; é poder estar sempre atento para ver qual é a sua parte dentro do conflito. Mas, eu sinto que a maturidade realmente chega quando podemos deixar de criar expectativas fantasiosas em relação ao outro. Em outras palavras, é quando podemos enxergar o outro como ele realmente é e ainda assim amá-lo.

O relacionamento representa a mais elevada graduação da escola da vida, na qual estamos matriculados para reaprender o amor. Costumo dizer que, tirando todo o romantismo, o relacionamento é material de escola. E isso quer dizer que, para amar, precisamos ir além das fantasias. Através do romance ou da paixão, somos levados a viver as experiências necessárias para o nosso aprendizado, no entanto, é preciso lembrar que esse é apenas um estágio, uma passagem na jornada da alma rumo ao amor genuíno.

Apesar da paixão ser um fruto da ação de eros, a força erótica, que é uma expressão natural do impulso de vida (o impulso que nos mantém vivos), age como uma espécie de encantamento que gira em torno de fantasias e projeções inconscientes. O impulso erótico é uma expressão pura da energia vital que se move em direção à fusão. Porém, quando esse impulso é atrelado a conteúdos inconscientes, principalmente à feridas emocionais não curadas, dá origem ao vício de imaginar como o outro deverá ser e agir para suprir nossas carências. Dessa maneira, o outro se transforma em um personagem de uma história do nosso passado, e à partir dessa projeção, criamos infinitos cenários e situações. E com isso acabamos destruindo a possibilidade de conhecer o outro, pois estamos enxergando tudo, menos quem ele é de verdade.

Portanto, para que possa haver uma relação madura, precisamos estar dispostos a ver a realidade de forma objetiva. Precisamos ver o outro como ele realmente é. Porque, encantar-se por uma imagem pode ser qualquer coisa, menos amor. Querer amar uma imagem é como querer encontrar perfume em uma flor de plástico.

NBE - Quais são os principais obstáculos que nos impedem de viver o amor?

PREM BABA - O amor genuíno é quando você ama o outro pelo que ele é, independentemente das aparências e dos defeitos. E o que é mais

importante: você quer ver o outro brilhar. Mas, esse amor só pode ser experimentado quando nos libertamos das projeções e nos harmonizamos com o passado. Assim, podemos olhar para o outro de forma objetiva. É quando podemos ir além da necessidade de amor exclusivo e da carência afetiva. Me refiro a uma mudança de eixo: transitar da necessidade de receber amor exclusivo para a capacidade de se doar sem interesse algum.

E é justamente quando o encantamento da paixão acaba que temos a chance de despertar o amor desinteressado. Esse amor é a fragrância do Divino que nos habita, a nossa mais pura essência.

Todos os obstáculos nascem daquilo que chamamos de ‘sombra’, que é uma metáfora para a negatividade inconsciente que carregamos dentro de nós.

A saída para todas as dificuldades encontra-se no autoconhecimento. Mas, para ser ainda mais específico, vejo que a principal barreira para uma relação saudável é a incapacidade de deixar o outro livre e, por consequência, de sermos livres. Porém, amor e liberdade são qualidades inseparáveis. Não pode haver amor sem liberdade e não pode haver liberdade sem amor. O amor é o que nos liberta do sofrimento, é o que viemos realizar neste plano. E ao realizar o amor, nos tornamos livres. Isso vale tanto para a esfera pessoal quanto para a esfera social: se pudéssemos ser verdadeiramente amorosos, não haveria tanta miséria e sofrimento nesse mundo.

NBE - E qual a diferença entre sexo, Eros e o Amor?

PREM BABA - Estes são desdobramentos de uma mesma energia, a energia vital, que é a própria força criadora do universo. Essa força permeia toda a existência e é responsável pelo impulso básico de fusão que se expressa através da atração física, biológica e entre corpo. Esta força também pode ser chamada de energia sexual. No entanto, ela se manifesta neste plano não somente como energia sexual, mas também como criatividade, alegria, espontaneidade, e tudo o que gera prazer.

O sexo é um fenômeno que ocorre através desse impulso vital, porém, sexo sem eros é sexo animal, que apenas cumpre a função de procriação da espécie. Sexo desprovido de eros e de amor é um impulso puramente biológico.

Eros, ou força erótica, é uma qualidade da energia vital que se manifesta somente através da consciência humana. Essa qualidade da energia não está presente no reino animal. Eros gera uma atração que vai além do impulso biológico. Podemos dizer que eros se assemelha à paixão, pois ele gera um encantamento. Eros é um fogo que cresce e arrebata; é a força mais próxima do amor que o ser humano ainda não desperto pode experimentar. Movido pelo impulso erótico, o indivíduo é impelido a ir além se si mesmo e experimenta correntes de afeição e cuidado com o outro. Costumo dizer que eros nos dá uma amostra grátis do amor real.

Porém, Eros ainda não é amor. O amor é uma fragrância do Ser; é uma manifestação da própria essência do ser humano. Ele é razão de tudo isso. A vida está constantemente se movendo em direção ao amor, à fusão, à união. Quando sexo, eros e amor se encontram em uma relação, a experiência da unidade se torna possível.

Para mais informações, visite www.prembaba.org.br.

SRI PREM BABA ESTARÁ NO DIWALI 2016

30 de outubro das 19h-22h no Salão de Atos da PUCRS

O  Diwali: Festival das Luzes, acontecerá este ano, entre 30 de outubro a 03 de novembro. Trata-se de um evento multidisciplinar anual que ocorre em Porto Alegre desde 2014. O festival tem como objetivo contribuir para a disseminação de valores humanos e a cultura de paz em nossa cidade.

Informações :
email: diwalipoa@gmail.com
telefone: (51)3383 1920 - Espaço Yoga Vera Edler

X